Joana Vasconcelos, coração independente e em trânsito

Foto

Artista em exposição no Garage Center for Contemporary Culture, a nova coqueluche da arte contemporânea na Europa, inaugurada no ano passado em Moscovo.

É talvez uma das obras da artista plástica portuguesa Joana Vasconcelos que mais tem corrido mundo: "Coração Independente", o grande coração de Viana em pseudo-filigrana feita de talheres de plástico que a artista já levou à Bienal de Veneza, é agora uma das obras em exposição no Garage Center for Contemporary Culture, a nova coqueluche da arte contemporânea na Europa, inaugurada no ano passado em Moscovo. A proprietária é Daria Zhukova, a namorada de Roman Abramovic que aos 27 anos se pôde dar ao luxo de ocupar um edifício construtivista de 1926, garagem para autocarros no período soviético transformada em mega-centro para exposições.

Na nova mostra do centro cruzam-se fortunas : é uma escolha de obras da Colecção Pinault (de François Pinault), sobretudo trabalhos de grandes formatos. Trinta e dois nomes em cerca de oito mil metros quadrados, artistas como Jeff Koons, Bill Viola, Dan Flavin, Cindy Sherman, Subodh Gupta, Philippe Parreno, Takashi Murakami, Maurizio Cattelan ou a dupla Fischli & Weiss.

Sugerir correcção
Comentar