Microsoft lança versão beta oficial do Windows 7

Foto
Para além do lançamento do novo Windows 7, Steve Ballmer anunciou importantes parcerias com outras empresas Reuters

O presidente da Microsoft, Steve Ballmer, anunciou ontem o lançamento para esta semana da versão beta do novo sistema operativo Windows 7, que vai substituir o Windows Vista, alvo de fortes críticas.

"Iniciámos o lançamento da melhor versão do Windows jamais feita", afirmou Ballmer na sessão de abertura do principal salão de electrónica de consumo, o CES, em Las Vegas, no estado norte-americano do Nevada.

O principal responsável da Microsoft, resumiu em três palavras as principais qualidades do novo sistema operativo: "simplicidade, fiabilidade e velocidade".

Logo após o discurso de Ballmer, a Microsoft disponibilizou a versão beta do Windows 7 aos programadores e parceiros da empresa de Redmond. A versão destinada ao grande público vai estar disponível online amanhã, mas apenas em inglês.

"Os utilizadores domésticos podem fazer o 'download' do Windows 7 e experimentá-lo. Recomendamos a todos que o façam", disse Ballmer, perante milhares de profissionais de informática, jornalistas e analistas, reunidos no gigantesco salão de baile de um hotel-casino de Las Vegas.

Uma demonstração do novo Windows 7 permitiu aos participantes na sessão de lançamento verificar a facilidade com que o sistema operativo ligou em rede os computadores e outros equipamentos electrónicos domésticos, como máquinas fotográficas, consolas de jogo e sistemas de HiFi.

Um elemento ligado ao desenvolvimento do Windows 7 revelou que o novo sistema operativo desenvolveu ainda mais as funções tácteis, que vão permitir a sua utilização em computadores sem recurso a teclados ou ratos.

Versão final só em 2010

A versão final do novo sistema operativo deverá estar pronta até Janeiro de 2010, ou seja três anos depois da saída do Windows Vista, o actual sistema operativo da Microsoft, que substituiu o Windows XP. No entanto, especialistas em informática que têm trabalhado com as versões beta não oficiais nos últimos meses consideram que o novo sistema operativo da Microsoft já está próximo dos níveis exigíveis a uma versão comercial.

Normalmente a Microsoft só lança novos sistemas operativos com intervalos superiores a três anos, pelo que a comercialização antecipada do Windows 7 pode ser entendida como um reconhecimento implícito do fracasso do Vista.

O Windows Vista vendeu mais de 180 milhões de exemplares desde o seu lançamento, em Janeiro de 2007, mas a sua implantação no mercado sofreu problemas de compatibilidade e de desempenho, pois exige equipamentos com recursos superiores ao parque informático médio. Assim, o Vista só conseguiu maior taxa de mercado quando em Junho a Microsoft pôs termo à comercialização do Windows XP.

Novas parcerias

Na sua primeira intervenção no CES como líder da Microsoft, depois de Bill Gates ter abandonado o cargo de presidente do gigante da informática para se dedicar a acções de filantropia, Steve Ballmer anunciou ainda uma série de parcerias.

"Tenho o prazer de anunciar uma nova parceria a longo prazo com a Verizon (operador de telemóveis nos Estados Unidos)" para pesquisas na Internet, referiu.

A imprensa especializada norte-americana tinha indicado que a Microsoft tinha já desenvolvido conversações com a Verizon, que por sua vez, tinha interrompido as negociações com a Google, demasiado ocupada com as dificuldades provocadas pelo projecto de parceria com a Yahoo!, entretanto abandonado.

A Verizon está a um passo de se tornar no número um das telecomunicações móveis nos Estados Unidos, depois da aquisição do seu concorrente Alltel.

Steve Ballmer anunciou ainda outra parceria com o fabricante norte-americano de computados Dell, que vai pré-instalar os principais programas do Windows Live, bem como o motor de busca Live Search. Segundo fontes do sector, este acordo é outra vitória da Microsoft face à Google, que até agora pré-instalava o seu motor de buscas nos computadores Dell.

A Microsoft anunciou ainda um outro acordo com o Facebook, um dos dois líderes mundiais das redes sociais. A Microsoft comprou em 2007 1,6 por cento das acções do Facebok, um site criado em 2004 que afirma ter 150 milhões de utilizadores activos.

Sugerir correcção
Comentar