“Cuidado com a Língua!” passa a livro

Foto
O livro pretende servir como "uma boa ajuda" para a compreensão de alguns dilemas linguísticos Daniel Rocha (Arquivo)

O lançamento do livro "Cuidado com a Língua!", uma adaptação da primeira série do programa transmitido pela RTP e protagonizada pelo actor Diogo Infante, decorreu ontem na loja FNAC do Chiado, com a presença dos autores e de Carlos Reis, professor da Universidade de Coimbra e responsável pela apresentação.

A adaptação para livro homónimo da primeira edição do programa foi apresentada como o resultado da "paixão pela Língua (Portuguesa)" dos autores Maria Regina de Matos e José Mário Costa. "Este [livro] é o resultado feliz e fecundo da paixão pela Língua dos autores e confirma a sua dedicação por esta causa", afirmou Carlos Reis.

A autora, Maria Regina de Matos, afirmou que esta paixão é "constante" e "não daquelas que acaba ao fim de três ou quatro anos de casamento", sublinhado ainda a importância da existência de uma autoridade da Língua para combater o uso discricionário dos "neologismos e estrangeirismos" que invadem o Português.

O jornalista José Mário Costa destacou por sua vez a importância de uma política da Língua, dando alguns exemplos como o caso de Espanha em que o idioma nacional é considerado "o principal activo". Além disso referiu os "pedidos de todos os lados" que receberam durante o programa que "confirmam o interesse internacional pela Língua Portuguesa".

O livro pretende servir como "uma boa ajuda" para a compreensão de alguns dilemas linguísticos, agregando um DVD que contém os 13 episódios da primeira série do programa "Cuidado com a Língua!" que foram transmitidos na RTP1.

Sugerir correcção
Comentar