Finlândia: tiroteio em liceu terá feito várias vítimas

Foto
O atirador actualizou o seu perfil no YouTube poucas horas antes do ataque DR

Um tiroteio num liceu finlandês, na localidade de Kauhajoki, terá feito hoje várias vítimas. Ainda se desconhece o número exacto de mortos e feridos. O atacante, um estudante de 22 anos, foi desarmado quando tentava suicidar-se.

O atacante era um dos alunos do liceu, orientado para a via profissionalizante e que acolhe cerca de 200 alunos com idades superiores a 16 anos.

"Acabei de receber a informação via rádio de que o atacante foi preso. Já não tem a arma", indicou um porta-voz policial à AFP. Ao que tudo indica, o jovem foi detido quando tentava suicidar-se, estando neste momento hospitalizado.

O chefe do departamento local de bombeiros, Ahti Yli-Mannila, confirmou que há mortos em resultado do ataque. "Ainda não os contámos. A escola é grande".

Algumas testemunhas indicaram que o assaltante entrou no edifício com a cara coberta e com um saco grande e que, pouco depois, começaram a ouvir-se os primeiros disparos.

A 7 de Novembro do ano passado, o estudante Pekka-Eric Auvinen matou oito pessoas no liceu finlandês de Tuusula, em Jokela (norte de Helsínquia), antes de se suicidar.

A percentagem de pessoas com licença de uso de arma de fogo na Finlândia é uma das mais elevadas em todo o mundo.

Perfil retirado do Youtube

Um jornalista local, Timo Huovinen, indicou aos meios de comunicação ter localizado o perfil do atacante no Youtube. Nesse perfil, que esteve disponível mas que foi retirado há poucos momentos da Internet, o alegado atacante dava-se a conhecer como Mr. Saari (embora utilizasse o username Wumpscut86) e teria estado a actualizar o seu perfil pela última vez poucas horas antes do início do massacre. Na sua página o alegado agressor tinha disponíveis quatro vídeos, nos quais disparava a sua Walther P22, uma arma semi-automática. A polícia está a investigar os vídeos.

Ainda no seu perfil, Mr. Saari afirmava ter 22 anos, ser de Kauhajoki e ter como interesses os computadores, armas, sexo e cerveja.

Nos seus filmes favoritos incluem-se a saga “Saw” e “The Shining” e a sua música de eleição, de acordo com o mesmo perfil que se julga ser do atacante, passa por Eisbrecher, Scar Symmetry, Soilwork, Wumpscut, Gloria Morti, In Flames, Rammstein, Metallica, Kiuas e Turmion Kätilö.

Era, aliás, da banda Wumpscut que Mr. Saari tinha em destaque a letra da música "War". (And suddenly there was war we didn't remember it/A long time forgotten there suddenly was war/And suddenly there was war our children are dead/Burnt in the ruins that were left by war/War/And suddenly there was war and the mothers they screamed/For revenge and reprisals for another war/And suddenly and suddenly/And suddenly there was war with spoiling and death/And you fight alone if there's another war/Whole life is war and whole life is pain/And you will fight alone in your personal war/War/This is war!)

Sugerir correcção
Comentar