Ana Luísa Amaral vence Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores

Foto
A poetisa tem já 9 livros publicado e está traduzida em várias línguas Manuel Roberto (arquivo)

O Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores (APE) foi atribuído ao livro "Entre dois rios e outras noites", de Ana Luísa Amaral, informou hoje a associação num comunicado.

O júri, que tomou a sua decisão por unanimidade, era constituído por Ana Paula Arnaut, José Cândido Martins e Nuno Júdice. Instituído pela APE e com uma dotação de 5.000 euros, o prémio é integralmente patrocinado pelos CTT-Correios de Portugal.

Nascida em Lisboa em 1956, Ana Luísa Amaral vive desde os nove anos em Leça da Palmeira e é professora associada na Faculdade de Letras do Porto. É autora de nove livros de poesia, entre os quais "Às vezes o paraíso", "Imagens", "Imagias", "A arte de ser tigre" e "A génese do amor", com o qual obteve em 2007 o Prémio Literário Casino da Póvoa/Correntes d'Escritas. Escreveu ainda "Gaspar, o Dedo Diferente e outras histórias" e "A História da Aranha Leopoldina", dois títulos para crianças, e o ensaio "Dicionário da Crítica Feminista", com Ana Gabriela Macedo.

Ana Luísa Amaral está representada em inúmeras antologias portuguesas e estrangeiras e a sua poesia encontra-se traduzida para várias línguas. Recentemente foi galardoada em Itália com o Prémio de Poesia Giuseppe Acerbi.

Sugerir correcção
Comentar