Mundiais em pista coberta: Naide Gomes campeã de salto em comprimento

Foto
Naide Gomes estabeleceu um novo recorde nacional na especialidade Laszlo Balogh/Reuters

A atleta portuguesa garantiu a medalha de ouro nos mundiais de atletismo em pista coberta, que hoje terminam em Valência, com a melhor marca mundial do ano e que fica a apenas um centímetro do recorde nacional de salto em comprimento ao ar livre, que estabeleceu o ano passado num "meeting" em Madrid.

Depois de um primeiro salto nulo, a atleta portuguesa bateu a concorrência no quinto ensaio, com um salto de sete metros, mais onze centímetros do que conseguido pela atleta brasileira Maurren Higa Maggi (6,89) e doze do que a russa Irina Simagina.

A marca de hoje demonstra a boa forma de Naide Gomes, uma das esperanças portuguesas para a conquista de uma medalha nos Jogos Olímpicos de Pequim, no próximo mês de Agosto.

A atleta portuguesa conquista o título mundial, depois da medalha de bronze conseguida nos últimos mundias de pista coberta, em 2006 em Moscovo, sendo também bicampeã europeia da especialidade (2005 em Madrid e 2007 em Birmigham).

Nas provas ao ar livre, a atleta tem sido menos feliz: nos mundiais de 2005 não conseguiu apurar-se para a final e, no ano passado em Osaka, viria a perder a medalha de bronze apenas no último ensaio, mas é vice-campeã europeia em título (Gotemburgo 2006).

Sugerir correcção
Comentar