Avelino Ferreira Torres acusado de pressionar empresário na compra de quinta

Foto
Avelino Ferreira Torres vai a julgamento a partir de 20 de Fevereiro Paulo Pimenta/PÚBLICO (arquivo)

O antigo presidente da Câmara de Marco de Canaveses Avelino Ferreira Torres foi acusado pelo Ministério Público de ter coagido um empresário local a comprar-lhe uma quinta por 350 mil euros, sob pena de não receber 1,25 milhões de euros que a autarquia lhe devia.

De acordo com a acusação, a que a Lusa teve acesso, a coacção foi feita a António Sousa Vieira, gerente da firma Vieira, Esposa e filhos, Lda., depois deste empresário ter recusado a proposta de um intermediário de Ferreira Torres para a aquisição de uma quinta por 200 mil euros. Segundo o Ministério Público, os factos remontam a 2001 e a quinta em questão é a Sorte da Vinhola.

Numa primeira fase, o negócio foi proposto por 200 mil euros, a pagar em dois anos, com a promessa de que o comprador poderia aproveitar a propriedade para construir uma urbanização. O empresário, que se encontrava em dificuldades, recusou o negócio, descreve a acusação.

Mais tarde, Ferreira Torres contactou directamente António Vieira, dizendo-lhe que se não comprasse a quinta, já não por 200 mil euros, mas por 350 mil, não receberia, durante muito tempo, 1,25 milhões de euros que a Câmara de Marco de Canaveses lhe devia. Perante o ultimato, António Vieira acabou por aceitar o negócio.

Os pagamentos, segundo o MP, foram feitos logo em 2001, mas o negócio só foi escriturado em 11 de Março de 2003, por 99.759,50 euros, ou seja menos 250 mil euros do que o valor realmente pago. Pouco depois, em 22 de Novembro de 2001, a firma de António Vieira recebeu da câmara cerca de 641 mil euros, ou seja, metade do valor que a autarquia lhe devia.

Avelino Ferreira Torres vai a julgamento a partir de 20 de Fevereiro, estando acusado de um crime de extorsão, um de corrupção, um de peculato de uso e três de abuso de poder, relativo a este e outros casos.

Sugerir correcção
Comentar