México em estado de alerta máximo aguarda chegada do furacão “Dean”

Foto
O aeroporto de Cancun deverá suspender o funcionamento às 22h00 locais Victor Ruiz/Reuters

O furacão “Dean” aproxima-se hoje do México e do Belize, com ventos de 240 quilómetros/hora. Em quatro regiões do Sul da Península do Iucatão foi declarado o “alerta vermelho” e as autoridades aceleraram as operações de retirada de moradores nas zonas costeiras mais vulneráveis.

Desde sábado, já foram retirados milhares de turistas de Cancun.

Segundo o director da Comissão Nacional das zonas protegidas do Iucatão, Alfredo Arellano, a zona provável de impacto é a reserva de Guaymil, constituída por mangais e pântanos, o que poderá “amortecer” a força do furacão.

O aeroporto de Chetumal deverá suspender o funcionamento às 19h00 (01h00 em Lisboa) e o de Cancun às 22h00 (04h00 em Lisboa).

Mil polícias, 1200 militares e a Cruz Vermelha já estão prontos para intervir.

Os habitantes do Iucatão pregaram hoje placas de madeira nas janelas e tentaram calafetar as portas das casas.

O furacão “Dean”, de categoria 4, já fez cinco mortos na Martinica, Haiti e República Dominicana. Ontem à noite chegou à Jamaica onde foi decretado estado de emergência. Aqui foi reforçado o poder das forças de segurança para enfrentarem os riscos de delinquência ou de pilhagem durante o estado de emergência, informou o Governo de Kingston.

As nuvens trazidas pelo furacão provocaram inundações na costa Oeste da Jamaica. Telhados e árvores foram arrancados, bloqueando estradas. Cerca de 150 mil lares continuam sem electricidade na ilha.

Sugerir correcção
Comentar