Poluição em Leiria encerra praias do Pedrógão e da Concha

Foto
As praias só serão reabertas depois de serem conhecidos os resultados das análises Carla Carvalho Tomás/PÚBLICO (arquivo)

Espuma e manchas escuras no areal das praias do Pedrógão e da Concha, na região de Leiria, obrigaram hoje a Autoridade de Saúde a interditar os banhos naquelas estâncias balneares até que sejam feitas análises à poluição.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) está a fazer análises às manchas de espuma que foram detectadas ontem.

"Até que sejam conhecidos os primeiros resultados, mandei hastear a bandeira vermelha como medida cautelar", afirmou Jorge Costa, da Autoridade de Saúde de Leiria.

"Não podemos arriscar sem termos a certeza daquilo que se trata", disse, embora salientando que o fenómeno já começou a passar na Praia do Pedrógão, verificando-se somente agora na praia da Concha, já no concelho da Marinha Grande.

"A areia do Pedrógão está a ser limpa pela Câmara Municipal", disse Jorge Costa.

A norte da praia do Pedrógão, perto da Figueira da Foz, encontram-se duas grandes celuloses cujo emissário tem sido apontado como um dos principais focos de poluição para a costa a sul daquele local.

No entanto, para Paulo Pedro, presidente da Junta do Coimbrão (que inclui o Pedrógão), este fenómeno é "habitual" nas ocasiões em que as marés vivas revolvem o fundo do mar.

A poluição acumulada no fundo do mar terá sido assim revolvida por correntes mais fortes e irregulares que empurraram esses detritos para a beira-mar, considerou o autarca.

Sugerir correcção
Comentar