As Vidas dos Outros

Um filme que não se deve perder de maneira nenhuma. Uma história que todos sabemos e reconhecemos: 1984, o mítico ano de George Orwell e a realidade da RDA antes da queda do muro. Ou seja, as vidas milimetricamente investigadas pela tristemente célebre Stasi, as perseguições políticas, a violência radical de um Estado vigilante que não consente o mais pálido sopro de liberdade.

Dito assim, parece um filme denso e difícil, quase um documento. É, de facto, um filme que nos interpela e obriga a voltar a um tempo que não apetece reviver e preferimos recordar como um tempo muito remoto. Mas o filme é muito mais do que um retrato de época, é a história de um homem bom que nos marca pela transformação, pela humanidade e pela atenção que vai revelando nos gestos e nos olhares que começam por ser gelados e desumanos.

A história é contada a partir do amor que liga um jornalista-escritor a uma grande actriz que é, ao mesmo tempo, forte e frágil. E é esta força e esta fragilidade sempre evidentes numa personagem dividida e permanentemente condicionada pelos caprichos dos poderosos do regime que nos conduzem ao longo do filme e nos deixam, no fim, a certeza de que "há actos que gritam eternamente", como escreveu Novalis, poeta alemão que falava a mesma língua dos personagens deste filme.

Sugerir correcção
Comentar