Ministro dos Transportes anuncia melhorias na linha ferroviária do Sado

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A intervenção naquele troço prevê a requalificação de estações DR

A intervenção prevê a electrificação, a instalação de um novo sistema de telecomunicações e a supressão de nove passagens de nível, informou Mário Lino em resposta a um requerimento da deputada do Partido Ecologista "Os Verdes" (PEV), Heloísa Apolónia.

Está ainda prevista a requalificação de estações, com a construção de passagens pedonais desniveladas, e a vedação da linha.

O ministro adiantou que está também prevista a construção de abrigos para passageiros e a melhoria das acessibilidades nas estações e apeadeiros já existentes neste troço - Barreiro Mar, Barreiro A, Lavradio, Baixa da Banheira, Alhos Vedros, Moita e Penteado.

Na estação do Barreiro Mar serão construídas duas novas plataformas e novos acessos entre estas e o terminal fluvial.

No requerimento, Heloísa Apolónia pretendia saber qual a situação da linha do Sado. A deputada considera que esta linha "tem potencial para ver duplicado ou triplicado o número de passageiros, assim a oferta seja coadunável com as necessidades das populações".

A deputada queria também esclarecer qual a situação futura da linha, alegando que a CP - Caminhos de Ferro Portugueses havia manifestado intenção de deixar de operar entre Pinhal Novo e Setúbal, deixando esse troço para a Fertagus, limitando-se apenas ao troço entre o Barreiro e Pinhal Novo. Na opinião da deputada ecologista, esta medida deixaria os utentes "claramente prejudicados" ao nível do custo da viagem e devido à descontinuidade do transporte.

Quanto ao futuro da linha, Mário Lino informou que "não está tomada qualquer decisão sobre eventuais alterações no modelo de exploração" da linha do Sado.

Segundo Mário Lino, estes investimentos vão permitir "explorar em tracção eléctrica" a ligação Barreiro-Praias do Sado, assegurando uma "maior eficácia" na oferta dos transportes.

O ministro explicou ainda que a conclusão do investimento está prevista para o segundo semestre de 2008, estando em preparação a candidatura ao Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.