Gil Vicente admite emprestar juniores

Foto
Na sequência do caso Mateus, as camadas jovens gilistas foram suspensas pela FPF João Abreu Miranda (Lusa)

O Gil Vicente admitiu hoje emprestar alguns jogadores juniores, caso o Tribunal Administrativo indefira a acção interposta contra a decisão da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) de impedir a participação do clube no campeonato do escalão.

Segundo Miguel Henriques, do departamento juvenil do clube, "se houver luz verde, esta semana, do Tribunal o clube volta à competição júnior, mas, se assim não for, terão de ser tomadas medidas que salvaguardem o futuro dos atletas".

"Há jogadores que estão no último ano de juniores, e cuja progressão na carreira de futebolista foi posta em causa pela decisão federativa, já que aspiram a jogar em equipas seniores", referiu, sustentando que "alguns adiaram a entrada num curso universitário para apostarem na careira futebolística e agora não podem jogar".

O dirigente gilista falava à agência Lusa no final da reunião que manteve com o presidente da Câmara de Barcelos, o social-democrata Fernando Reis, e na qual participaram, ainda, o dirigente António Linhares, e os atletas juniores Hélder Rodrigues e Óscar Gonçalves.

Hélder Rodrigues, capitão da equipa de juniores do clube de Barcelos, disse que os jogadores se sentem "desiludidos e frustrados" e temem ser prejudicados na sua progressão para os seniores por não estarem a jogar.

"Estar parado é péssimo para a nossa evolução", insistiu Hélder Rodrigues.

Os juniores estão solidários com a direcção do clube, presidida por António Fiúza, e aguardam as decisões que esta venha a tomar, nomeadamente sobre a possibilidade de empréstimo a outros clubes, "de preferência que joguem no campeonato nacional".

"Andamos nisto desde miúdos e agora querem empatar os nossos sonhos", lamentou o atleta, acusando o organismo federativo de "falta de sensibilidade" por estender o castigo às camadas jovens do clube, incluindo aos iniciados.

Nessa situação, e dado que o clube tem outra equipa de iniciados a jogar nos campeonatos distritais de Braga, "as duas equipas rodam os jogadores, para que nenhum fique parado".

No encontro com o autarca, os dirigentes e atletas fizeram o ponto da situação sobre as consequências da suspensão para as camadas jovens – onde militam 300 atletas – tendo recebido "total solidariedade" e a garantia de "que o município continuará a desenvolver todos os esforços para tentar inverter a situação".

O presidente da autarquia deixou, também, "a promessa de que a formação de atletas será apoiada por fundos municipais, no quadro legal, como tem sucedido até aqui" e dispôs-se a ajudar, com os meios logísticos possíveis todas as camadas jovens da colectividade".

A FPF decidiu suspender das competições por si organizadas as equipas dos escalões jovens do Gil Vicente, no âmbito do caso Mateus, depois de o clube de Barcelos ter recorrido aos tribunais comuns.

Sugerir correcção
Comentar