Seguro das jóias da coroa vai chegar quatro anos depois do roubo

Isabel Pires de Lima defende que a totalidade dos 6,2 milhões de euros seja aplicada na área do património

Foto
Isabel Pires de Lima Tiago Petinga/Lusa (arquivo)

A ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, disse ontem que até ao fim do ano Portugal vai receber o seguro das seis jóias da coroa roubadas há quatro anos do Museon Haia, na Holanda.

"Havia várias questões contratuais que era preciso fechar, nomeadamente a forma como seria solucionada a questão caso as jóias voltassem a aparecer", explicou a ministra em relação ao tempo decorrido desde o roubo. Depois de quatro anos de espera, os 6,2 milhões de euros do seguro entrarão nos cofres do Estado através do Ministério das Finanças, mas a ministra não pode garantir o reencaminhamento da totalidade das verbas para o seu ministério.

"O Ministério da Cultura procurará vir a ter parte inteira" dos 6,2 milhões de euros, disse a ministra, explicando que qualquer verba recebida deverá ser aplicada na área do património. "Em meu entender, as verbas só podem ser aplicadas no domínio patrimonial porque foi nessa área que a perda aconteceu."

Emprestadas pelo Palácio Nacional da Ajuda à exposição itinerante Diamante: Da Pedra Bruta à Jóia, as jóias, entre as mais importantes da coroa portuguesa e as mais valiosas da exposição, foram roubadas do Museon Haia, um museu municipal holandês. À época, vários especialistas responsabilizaram a directora do Palácio Nacional, Isabel Silveira Godinho, por ter emprestado tesouros tão importantes dos séculos XVIII e XIX para uma mostra de carácter pedagógico e agendada para espaços com poucas garantias de segurança.

Um diamante bruto de 135 quilates, o castão de bengala do rei D. José I em ouro e com 387 brilhantes, um anel com um brilhante central de 37,50 quilates, uma gargantilha com 32 brilhantes e um par de alfinetes na forma de trevos têm "poucas probabilidades" de alguma vez voltarem a aparecer, disse Pires de Lima.

Sugerir correcção
Comentar