Morreu Rosa Casaco, o inspector da Pide envolvido na morte de Humberto Delgado

Foto
PUBLICO.PT

De acordo com aquela estação, nos últimos tempos, o antigo inspector da Pide, que residia na zona de Cascais e contava 91 anos, sofrera vários internamentos, o último dos quais devido a doença respiratória.

Embora há cerca de 20 anos tivesse chegado a ser condenado, à revelia, a oito anos de prisão, Rosa Casaco nunca chegou a cumprir a pena. Em 2001, o Supremo Tribunal de Justiça decretou a extinção do procedimento criminal e os mandados de captura internacionais,que sobre ele pendiam foram cancelados em 2002, o que permitiu ao antigo inspector da Pide voltar a Portugal.

Antes de regressar, Rosa Casaco refugiou-se primeiro no Brasil e depois em Espanha, país ao qual foi entregue um pedido de extradição apresentado pelas autoridades portuguesas - o que foi recusado pelos tribunais espanhóis, que consideraram extinta a pena em que vinha condenado.

António Rosa Casaco nasceu em Rossio ao Sul do Tejo, no concelho de Abrantes, a 1 de Março de 1915. Entrou para a Pide em 1938 e continuava ao serviço a 25 de Abril de 1974.

Sugerir correcção
Comentar