Luís Amado escolhe Manuel Lobo Antunes como secretário de Estado dos Assuntos Europeus

Foto
Luís Amado mantém nos cargos António Braga e João Gomes Cravinho André Kosters/Lusa (arquivo)

O ministro indigitado de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Luís Amado, escolheu Manuel Lobo Antunes para secretário de Estado dos Assuntos Europeus, mantendo nos cargos António Braga e João Gomes Cravinho, da anterior equipa.

Segundo fonte oficial, João Gomes Cravinho mantém-se como secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, o mesmo acontecendo com António Braga na Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.

Nos últimos 15 meses, após a posse do Governo de José Sócrates, Manuel Lobo Antunes desempenhou as funções de secretário de Estado da Defesa e dos Assuntos do Mar, pastas tuteladas então por Luís Amado.

Manuel Lobo Antunes, que substitui Fernando Neves como secretário de Estado dos Assuntos Europeus, transfere-se assim com Luís Amado do Ministério da Defesa Nacional para o Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Já o indigitado ministro da Defesa Nacional, Nuno Severiano Teixeira, escolheu João Mira Gomes para desempenhar as funções de secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar.

O diplomata João Mira Gomes substitui Manuel Lobo Antunes, que passará a desempenhar o cargo de secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

João Mira Gomes é diplomata e era actualmente representante de Portugal no Comité Político e de Segurança da União Europeia, em Bruxelas.

De acordo com fonte do executivo, os novos secretários de Estado deverão tomar posse amanhã, a partir das 12h00, no Palácio de Belém, em conjunto com os novos ministros.

Sugerir correcção
Comentar