Tradutora Vera San Payo de Lemos galardoada com Medalha Goethe 2006

Foto
Vera San Payo Lemos é tradutora na Editora Cotovia DR

O Instituto Goethe atribuiu a Medalha Goethe 2006 à tradutora portuguesa Vera San Payo de Lemos pelo seu trabalho em prol da difusão da língua e cultura alemã no mundo, revelou hoje fonte editorial.

Nascida em 1951, Vera San Payo de Lemos é licenciada em Estudos germanísticos pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, e mestre em Estudos Alemães pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Foi professora de "Língua Alemã" e "Didáctica do Alemão", orientou cursos de "Dramaturgia", "Tradução" e de "Teatro e Sociedade", tornando-se investigadora do Centro de Estudos de Teatro da Faculdade de Letras de Lisboa.

Trabalha regularmente desde 1980 na área da dramaturgia, tendo colaborado, como tradutora e dramaturga, com o encenador João Lourenço na encenação de peças de Bertolt Brecht, Botho Strauss, Tankred Dorst, Werner Schwab, Sam Shepard , Conor McPherson, Athol Fuhard, entre outros.

Recebeu o Prémio da Crítica 2003 concedido pela Associação Portuguesa de Críticos de Teatro.

De acordo com a Editora Cotovia, onde Vera San Payo Lemos é tradutora, o galardão, que não tem valor monetário, foi instituído em 1954 pelo Instituto Goethe como ordem oficial da República Federal Alemã para distinguir personalidades estrangeiras.

Sugerir correcção
Comentar