Fórmula 1: Michael Schumacher estabelece recorde de "pole positions"

Foto
Michael Schumacher Gero Breloer/EPA

O primeiro lugar da grelha de partida do Grande Prémio de São Marino, conquistado hoje por Michael Schumacher (Ferrari), transformou o alemão no recordista absoluto de "pole positions" na Fórmula 1, com um total de 66.

No circuito Enzo e Dino Ferrari, o piloto sete vezes campeão do Mundo suplantou a marca que partilhava com o brasileiro Ayrton Senna, que morreu em 1994, na sequência de um acidente sofrido precisamente no traçado de Imola, em Itália.

Schumacher, que obteve seis das suas 84 vitórias nesta pista, disse que o recorde tinha "um significado especial", mas adiantou que iria desfrutar mais da sua marca quando se retirar.

"Agora, este recorde é menos importante do que parece. Será mais quando terminar a minha carreira e der uma vista de olhos nos livros dos recordes", afirmou Schumacher.

O alemão mostrou-se satisfeito pelo facto de ter alcançado o recorde no circuito de Imola, "cheio de adeptos da Ferrari e depois de várias semanas de sofrimento por não estar mais à frente no Mundial", comandado pelo espanhol Fernando Alonso após três provas.

No que respeita às "pole positions", Schumacher e Senna estão num patamar "inatingível", já que nenhum dos pilotos em actividade, além do alemão, entra no "top-10".

Pilotos com mais "pole positions" na F1:

1. Michael Schumacher, Ale 662. Ayrton Senna, Bra 65
3. Jim Clark, GB 33
4. Alain Prost, Fra 33
5. Nigel Mansell, GB 32
6. Juan Manuel Fangio, Alg 28
7. Mika Hakkinen, Fin 26
8. Niki Lauda, Aut 24
. Nelson Piquet, Bra 24
10. Damon Hil, GB 20

Sugerir correcção
Comentar