Jornalista da RTP Helena Balsa faleceu aos 60 anos

Foto
PUBLICO.PT

A jornalista da RTP Helena Balsa faleceu ontem aos 60 anos, vítima de cancro, noticiou hoje a estação de televisão pública.

Helena Balsa faleceu no Hospital de Santa Cruz, em Carnaxide, e o seu corpo vai amanhã para uma igreja em Casal de Cambra, em Caneças, concelho de Loures.

A jornalista, licenciada em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, trabalhava para a RTP desde 1980, onde desenvolveu a sua carreira dentro do jornalismo cultural.

Fundadora do Canal Memória, era a este projecto que se dedicava, sendo responsável pelo programa "A Cultura na Memória", depois de ao longo de mais de duas décadas ter trabalhado para os vários telejornais do canal.

Iniciou-se no jornalismo com uma entrevista ao professor Jorge Dias, publicada na revista "Vida Mundial", e é na área cultural que se insere a parte mais significativa da sua passagem pela imprensa escrita, nomeadamente no "Diário de Lisboa", "Sempre Fixe", "Expresso" e "Capital".

Foi na RTP que desenvolveu a sua opção pelo jornalismo cultural e na área da programação destaca-se a autoria da série "Prazer de Criar", dedicada à diáspora portuguesa no Oriente.

O seu programa "Carlos Drummond de Andrade, a Partilha da Poesia" foi seleccionado pela TV Cultura de São Paulo para assinalar o centenário do nascimento do escritor.

Sugerir correcção
Comentar