Clara Ferreira Alves deixa Casa Fernando Pessoa no fim de Janeiro

Foto
DR

Clara Ferreira Alves, que em Março completaria quatro anos como directora da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, anunciou ontem a sua demissão. A colunista do "Expresso", convidada por Pedro Santana Lopes, quando este assumiu a presidência da Câmara Municipal de Lisboa (CML), para dirigir a Casa Fernando Pessoa (CFP), disse ao PÚBLICO tratar-se de uma "demissão pacífica", embora admita que "o último ano foi terrível, de caos orçamental e penúria".

Ferreira Alves lamenta o orçamento "errático" para aquele equipamento dependente da CML, dizendo que em 2005 não teve recursos financeiros "para fazer nada" e que a revista Tabacaria, editada pela CFP, foi suspensa por falta de dinheiro. "O dinheiro que havia serviu para pagar a fornecedores externos. Reduzimos o passivo. Havia dívidas acumuladas com meses. Era uma situação incómoda para mim."

Ferreira Alves aproveitou ontem a visita do director municipal de cultura, Rui Pereira, à CFP para anunciar a sua demissão. "Devo dizer que eles ficaram muito surpreendidos", afirma. Garante que "não há nenhuma querela particular com Amaral Lopes [vereador do PSD com o pelouro da Cultura] nem com ninguém".

Mas admite que "as relações com a tutela no último ano não existiram", referindo-se à vereadora da Cultura de Santana Lopes, Maria Manuel Pinto Barbosa, entretanto substituída por José Amaral Lopes, com a chegada de Carmona Rodrigues à autarquia.

Por que esperou até haver uma nova equipa na vereação da cultura, e nunca se pronunciou durante a anterior? "Não serviria rigorosamente para nada falar disso antes, a não ser que me demitisse. Às vezes apeteceu-me, mas não o fiz por teimosia. Não gosto de deixar coisas a meio."

Contactado pelo PÚBLICO, Amaral Lopes diz já ter "uma ideia concreta" de quem será o próximo responsável pela CFP, adiantando que este deverá ser publicamente anunciado no início da próxima semana.

Ferreira Alves comprometeu-se a assegurar a transição de pastas até final deste mês. Declarando-se "exausta", diz que sai da CFP porque quer escrever um romance, há muito anunciado, cujo título será E Nunca Teremos Paris.

Amaral Lopes, que ontem falou com a directora demissionária, afirma-se "tranquilo" por as razões invocadas serem "pessoais". Diz também que esta "é uma altura fundamental para se definir um projecto futuro" para aquele espaço camarário criado há 12 anos e que a entrada da obra de Fernando Pessoa no domínio público, a partir deste ano, implica que a CML tenha "uma resposta mais actuante".

Ferreira Alves deixa a CFP sem ter cumprido o seu grande objectivo: a transformação daquele espaço numa fundação que combinasse capitais públicos e privados, permitindo uma maior autonomia. "Não aconteceu por razões exteriores a mim. Continuo a achar que é a melhor solução e comuniquei-o à actual vereação. Apesar de a câmara achar bem que a fundação avançasse, os contactos com o principal parceiro privado não foram bem sucedidos." Trata-se da Caixa Geral de Depósitos, que chegou a conceber um projecto de marketing para o banco baseado na imagem de Fernando Pessoa.

"Os contactos correram bem numa primeira fase, depois houve uma reviravolta política e o projecto foi abandonado", diz Ferreira Alves. Essa reviravolta política corresponde à mudança de governo [parte da administração da CGD foi renovada em Agosto passado]? "Sim, e a mudança do próprio presidente da câmara."

E acrescenta: "Espero que a Câmara perceba uma coisa: esta casa não tem racionalidade administrativa e precisa dela urgentemente. Ninguém aguenta dirigir este equipamento nas condições em que eu o dirigi. É preciso que tenha um orçamento e o respeite e responda por ele. Coisa que eu nunca tive, ao contrário do que me foi prometido."

Sugerir correcção
Comentar