George Best, um dos melhores jogadores britânicos de sempre


George Best era considerado um dos melhores jogadores de futebol da história da modalidade. Notabilizou-se enquanto jogador do Manchester United, embora o seu nome tenha ficado igualmente marcado por alguns escândalos pessoais.

Best foi jogador do Manchester entre 1963 e 1974, período em que a equipa venceu dois campeonatos nacionais – 1965 e 1967 –, bem como uma taça UEFA, em 1968, altura em que foi premiado com o galardão de Melhor Jogador do Ano. Nas décadas de 60 e 70, foi considerado um dos melhores jogadores do mundo, juntamente com Pelé.

A par com os triunfos desportivos, Best acumulou uma boa dose de escândalos, muitos dos quais devido à sua dependência alcoólica. Em 1984, foi condenado a três meses de prisão por condução em estado de embriaguez e ataque a um agente da autoridade, passando o Natal atrás das grades.

Os problemas com o álcool continuaram até ao presente, tendo sido novamente detido em 2004 por conduzir bêbedo. No início do Outono deste ano, deu entrada nos cuidados intensivos do Hospital Cromwell, em Londres, devido a graves problemas renais e hepáticos, onde acabou por falecer, hoje, aos 59 anos. Fica para a história do futebol alguém que um dia disse: "Essa coisa de eu ser um ídolo, o quinto Beatle... acho isso tão esquisito. Eu era apenas um miúdo de Cregagh Estate, em Belfast, a tentar que a minha vida como jogador e como pessoa fizesse sentido".






Citações de George Best


"Em 1969 desisti das mulheres e do álcool. Foram os piores 20 minutos da minha vida".

"Deixei de beber, mas apenas quando estou a dormir".

"Gasto muito dinheiro em bebida, miúdas e carros velozes. O resto, limito-me a esbanjá-lo".

"Infelizmente, não há solução para o álcool. Não o podemos fazer desaparecer. A bebida é o único adversário que eu não consegui derrotar".

"Dizem que dormi com sete Miss Mundo. Não dormi com sete. Dormi com apenas quatro. Não apareci no encontro com as outras três".

Sobre David Beckam: "Não sabe chutar com o pé esquerdo, não sabe rematar de cabeça, não sabe fintar e não marca muitos golos. Tirando isso, é bom".






Morreu o ex-futebolista irlandês George Best

Foto
Tom Hevezi/EPA

O ex-futebolista irlandês George Best, que se destacou ao serviço do Manchester United, morreu hoje, aos 59 anos de idade.

Best, um dos mais brilhantes jogadores das décadas de 60 e 70, abandonou o Manchester com apenas 28 anos de idade, no auge da sua carreira, recusando-se a abdicar de um estilo de vida incompatível com o futebol profissional.

A antiga estrela do Manchester United e da selecção da Irlanda do Norte, que tinha sido submetido a um transplante do fígado há três anos devido ao excessivo consumo de álcool ao longo da sua vida, estava internado desde o dia 1 de Outubro no Hospital Cromwell, em Londres.

Alguns membros das sua família mais chegada, nomeadamente o filho, Calum, e o pai, Dickie, acompanharam Best nas suas últimas horas de vida.

A morte do ex-jogador ocorre apenas algumas horas depois de os médicos terem anunciado que os seus órgãos estavam a falhar e que, por isso, não esperavam que vivesse muito mais tempo.

Best deu entrada no Hospital Cromwell no dia 1 de Outubro com sintomas relacionados com a gripe, mas acabou por desenvolver uma infecção renal.

Sugerir correcção
Comentar