Macedo de Cavaleiros: primeira praia fluvial acessível a deficientes

Foto
A praia da albufeira de Azibo é uma das 52, entre costeiras e fluviais do país, que este ano foram distinguidas com a marca de Praia Acessível Rui Gaudêncio/PÚBLICO

A albufeira do Azibo, no concelho de Macedo de Cavaleiros, em Bragança, tornou-se hoje na primeira praia fluvial do país dotada de infra-estruturas de acesso a pessoas com deficiência.

Esta zona balnear é um dos locais mais procurados por veraneantes no nordeste transmontano e dispõe agora também de condições para pessoas com mobilidade condicionada.

As infra-estruturas foram inauguradas pela secretária de Estado adjunta e da Reabilitação, do Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social, entidade promotora do projecto "Praia Acessível/Praia para Todos".

Em comunicado, a tutela sublinha que a praia da albufeira de Azibo é uma das 52, entre costeiras e fluviais do país, “que este ano foram distinguidas com a marca de Praia Acessível”, sendo obrigatório que satisfaçam determinadas exigências para serem designadas como tal. É necessário que tenham “estacionamento adequado e assinalado, rampas de acesso com corrimãos, passadeiras no areal que permitam o acesso à zona de toldos e destes à água, balneários e instalações sanitárias adaptadas, acesso ao posto de socorros, acesso a bares e restaurantes, nadadores/salvadores sensibilizados e com formação para interagir com pessoas com mobilidade condicionada e ainda a existência de equipamentos anfíbios que permitem o acesso à água destas pessoas em condições de mar aceitáveis”, esclarece o ministério.

Ainda segundo a tutela, o projecto iniciou-se em 2004 e resulta de um protocolo entre o Secretariado Nacional para a Reabilitação das Pessoas com Deficiência, a Direcção Geral do Turismo, Instituto da Água, Instituto de Emprego e Formação Profissional, Instituto de Socorros a Náufragos, Instituto de Conservação da Natureza e as comissões de coordenação e desenvolvimento regionais, além da colaboração das autarquias.

A praia fluvial transmontana fica situada em pleno Parque Natural do Azibo. Esta zona balnear recebeu também hoje a primeira Bandeira Azul de 2005 atribuída a praias fluviais, galardão que recebe pelo segundo ano consecutivo.

Sugerir correcção
Comentar