Morreu o pintor René Bertholo

Foto
René Bertholo Elna Voss-Hellwig

O pintor René Bertholo faleceu na passada sexta-feira, "vítima de doença prolongada", revela hoje um comunicado da Galeria Fernando Santos.

René Bertholo, nascido em 1935 em Alhandra, fez o curso da Escola de Artes Decorativas António Arroio (1947-51) e frequentou a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1951-1957).

Em 1958, instalou-se em Paris e começou a publicar a revista "KWY" (três letras que não fazem parte do alfabeto português), com José Escada, Lourdes Castro, Jan Voss e Christo, entre outros.

Três anos mais tarde, realizou os primeiros desenhos e monotipias de acumulação e espalhamento de imagens, associando figuras reconhecíveis e abstractas, "que constituem uma contribuição original no contexto da 'nova figuração' que então se afirmava", lê-se no comunicado da Galeria Fernando Santos, que representou o pintor nos últimos 12 anos.

Uma das monotipias realizadas em França integrou há cinco anos a exposição retrospectiva "Making Choices" (núcleo "Seeing Double"), que o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque dedicou ao período 1920-1960 com obras da sua colecção.

Regressou a Portugal em 1981, instalando-se no Algarve.

Sugerir correcção
Comentar