Febre hemorrágica de Marburg


O que é

A febre hemorrágica de Marburgo é uma doença rara e mortal, em 25 a 80 por cento das situações. Tem um período médio de incubação de três a nove dias, podendo prolongar-se até 21

Como se transmite

Através do contacto directo, sem protecção, com:

- pessoa doente

- órgãos ou produtos biológicos (sangue, urina, fezes, sémen, etc.) de uma pessoa ou animal infectados com o vírus de Marburgo

- qualquer material ou objectos utilizados no tratamento dos doentes

- cadáveres durante a sua preparação e cerimónias fúnebres

Como se manifesta

Os sintomas iniciais desta febre hemorrágica são: febre súbita, mal-estar, dores musculares e dores de cabeça, os quais são acompanhados por dor de garganta, erupção cutânea, diarreia líquida, dores abdominais, náuseas, vómitos e dores no peito. Cinco a sete dias após o início destes sintomas, uma elevada proporção de doentes pode apresentar perdas de sangue através do nariz ou gengivas, pele, tubo digestivo (vómitos e diarreia com sangue), pulmões, rins e genitais

O que fazer

Se esteve recentemente na província do Uíje deve vigiar o seu estado de saúde durante 21 dias após a estada. Se sentir, dentro desse período, os sintomas acima referidos, contacte a Linha Saúde Pública (808 211 311)

Fonte: Direcção-Geral da Saúde








Epidemia do vírus de Marburg já fez 159 mortos em Angola

Foto
A doença tem como foco de disseminação a província do Uíje PÚBLICO

A epidemia de febre hemorrágica provocada pelo vírus de Marburg matou, até ontem, 159 pessoas em Angola, num total de 181 casos registados, anunciou hoje em Luanda o porta-voz do Ministério da Saúde, Carlos Alberto.

"Todos os casos registados até agora tiveram origem na província do Uíge", frisou o porta-voz. A doença também já provocou vítimas mortais nas províncias do Cuanza Norte, Malange, Luanda e Cabinda, mas sempre em doentes que foram infectados no Uíje, onde está localizado o foco da epidemia.

Os primeiros casos desta doença foram registados em Outubro de 2004, mas a situação apenas foi tornada pública no início de Março, na sequência da morte de duas enfermeiras do Hospital Provincial do Uíje.

Nas últimas semanas, várias dezenas de especialistas da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Centro de Controlo de Doenças de Atlanta, EUA, e dos Médicos Sem Fronteiras deslocaram-se para a província do Uíje, num esforço conjunto com as autoridades angolanas para tentar evitar a propagação da epidemia.

A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde declararam a existência de uma epidemia de Marburgo em Angola, especialmente na província do Uíge, tendo colocado em alerta o sistema de vigilância epidemiológica nas vizinhas províncias do Zaire, Cuanza Norte, Malange e Cabinda.

Esta doença é considerada rara e de alta contaminação, apresentando, em Angola, uma taxa de mortalidade superior a 80 por cento.

Sugerir correcção
Comentar