Liga arquiva processo sumaríssimo a Simão Sabrosa

Foto
A inédita despenalização de um processo sumaríssimo foi acompanhada de uma também inédita explicação do órgão disciplinar da Liga António Cotrim/Lusa

A Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional decidiu hoje arquivar o processo sumaríssimo instaurado a Simão Sabrosa, ficando o extremo do Benfica isento de cumprir qualquer dos dois jogos de suspensão previstos.

Em causa está um lance do encontro com o Vitória Guimarães, da 22ª jornada da SuperLiga, no Estádio da Luz, em que o "capitão" benfiquista disputou no ar uma bola com um jogador vimaranense e atingiu-o na cara.

A Comissão Disciplinar da Liga puniu Simão Sabrosa com dois jogos de suspensão (falharia as visitas ao FC Porto e Nacional), mas o clube recorreu da punição e viu agora o seu futebolista despenalizado com o arquivamento do processo.

A inédita despenalização de um processo sumaríssimo foi acompanhada de uma também inédita explicação do órgão disciplinar da Liga que conta o processo em oito páginas.

Alex, jogador que disputou o lance com Simão, Décio Cordeiro, o árbitro assistente, e Rui Oliveira, licenciado em Educação Física, "abarcando conhecimentos específicos na área de movimento e biomecânica", foram as principais testemunhas arroladas pelos "encarnados".

A mesma Comissão Disciplinar que puniu Simão Sabrosa diz no acórdão que "as imagens não são suficientemente esclarecedoras no sentido de se procurar vislumbrar da intenção de agredir por parte do arguido".

O órgão diz também que "a falta de qualidade de imagens associada à falta de outras perspectivas sobre o lance" constituem "prova insuficiente no sentido de se poder aquilatar da eventual intenção de o arguido em agredir o seu adversário". No acórdão é referido ainda o facto de o árbitro ter visto o lance e ter mandado seguir a partida.

A Comissão Disciplinar da Liga arquivou ainda um inquérito ao Sporting por alegado incumprimento do regulamento de competições no desafio com o FC Porto, bem como o processo movido ao árbitro Olegário Benquerença na sequência do Benfica-FC Porto da primeira volta.

O FC Porto, por duas vezes, Nacional, Sporting de Braga, Belenenses e Rio Ave foram multados por desrespeitar o regulamento de competições, por afirmações ou por danos materiais provocados em jogos da SuperLiga.

Sugerir correcção
Comentar