Médicos confirmam envenenamento de Iuschenko

Foto
A tese do envenenamento era a mais forte para explicar o problema de saúde que desfigurou a face de Victor Iuschenko Sergey Dolzhenko/EPA

O candidato presidencial da oposição ucraniana, Victor Iuschenko, foi vítima de envenenamento por dioxina, confirmaram hoje os seus médicos em Viena.

“Não há dúvidas acerca do facto da doença do sr. Iuschenko ter sido causada por envenenamento através de dioxina”, disse Michael Zimpfer, director da clínica privada Rudolfinerhaus em Viena, confirmando a presença de “altas concentrações” da substância tóxica no corpo do líder da oposição ucraniana.

Apesar de confirmar a hipótese que ganhou mais força nos últimos meses para explicar o problema de saúde que desfigurou a face de Iuschenko, o clínico não adiantou se o envenenamento foi causado por um acto deliberado.

O candidato presidencial deu ontem à noite entrada, pela terceira vez, na unidade de saúde austriaca, tendo sido submetido a novos testes e exames para detectar a origem da enfermidade que alterou dramaticamente a sua aparência desde o Verão.

A cara de Iuschenko, de 50 anos, está inchada e amarelada, com a pele marcada e escamosa, o que é radicalmente diferente da sua aparência em Junho último. Além da sua aparência, a doença caracteriza-se por provocar dores lombares, pancreatite e paralisia nervosa no lado esquerdo da sua face.

O candidato da oposição ficou doente no passado dia 6 de Setembro e, quatro dias depois, foi transportado para a clínica Rudolfinerhaus, onde recebeu tratamento até ao dia 19 do mesmo mês, apresentando lesões no rosto e no peito.

Iuschenko acusou, desde então, os seus adversários no poder de o terem tentado envenenar.

Sugerir correcção
Comentar