Morreu o engenheiro Alberto Abecasis Manzanares, especialista em hidráulica

Foto
Alberto Abecasis Manzanares foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico DR

O engenheiro Alberto Abecasis Manzanares, responsável pelo Plano de Desenvolvimento do Vale do Zambeze, onde se ergue a barragem de Cahora-Bassa, faleceu ontem, aos 89 anos de idade, disse à Lusa fonte familiar.

Alberto Abecasis Manzanares nasceu a 27 de Maio de 1915, foi professor catedrático do Instituto Superior Técnico (IST) entre 1948 e 1985 e é considerado o impulsionador do ensino de hidráulica de alta qualidade.

Segundo uma nota divulgada hoje pelo IST, este engenheiro civil "promoveu um ensino inovador, abrangente e de muito alta qualidade, designadamente no âmbito da hidráulica teórica e das obras hidráulicas".

"Pelos seus conhecimentos técnico científicos, formação geral, inteligência e vivacidade marcou muitas gerações de engenheiros, seus ex-alunos", sublinha a mesma nota.

Alberto Abecasis Manzanares iniciou a sua actividade de engenheiro em 1937, quase em simultâneo na Companhia das Águas de Lisboa e nos Serviços Hidráulicos.

Foi um dos sócios fundadores, em 1957, da primeira firma portuguesa de engenheiros consultores.

Dos trabalhos que dirigiu, destacam-se o projecto do aproveitamento de Cahora-Bassa e o Plano de Desenvolvimento do Vale do Zambeze.

A sua actividade de engenheiro, investigador e professor está documentada no livro "Alberto Abecasis Manzanares e a Engenharia Hidráulica em Portugal", publicado no âmbito da homenagem que o IST lhe prestou, no dia 30 de Abril, sob o alto patrocínio do Presidente da República.

Na altura foi-lhe outorgado o grau de Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública e foi criado um prémio com o seu nome, para os alunos da licenciatura em Engenharia Civil do IST.

O corpo de Alberto Abecasis Manzanares encontra-se em câmara ardente na Igreja do Santo Condestável e o funeral realiza-se amanhã.

Sugerir correcção
Comentar