Lagos presta homenagem a Sophia de Mello Breyner

Foto
A escritora fez várias alusões a Lagos nas suas obras, entre elas "Arte Poética I", "Lagos I" e "Lagos II - Obra Poética III" António Cotrim/Lusa

A Câmara Municipal de Lagos vai homenagear amanhã a escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen, com a entrega, a título póstumo, da Medalha de Honra do Município, numa cerimónia integrada nas comemorações do Dia da Cidade.

A homenagem - a mais alta distinção que o município concede a cidadãos - conta com a presença da sua família, nomeadamente do seu filho Miguel Sousa Tavares.

Sophia de Mello Breyner Andresen passava habitualmente as suas férias em Lagos, onde possuía uma residência, e deslocava-se com frequência às grutas da Ponta da Piedade, local que referiu na sua obra "As Grutas - Obra Poética II - Livro Sexto".

Foi o seu "amor e a sua dedicação que levou a que a autarquia atribuísse o nome 'Gruta de Sophia' a uma dessas grutas", disse à Lusa o presidente da autarquia, Júlio Barroso.

A escritora fez várias alusões a Lagos nas suas obras, "Arte Poética I", "Lagos I" e "Lagos II - Obra Poética III".

A homenagem que o município dedica à memória e obra da poetisa e escritora é um dos pontos altos do programa das comemorações do Dia da Cidade, feriado municipal, celebrado em honra do seu padroeiro, São Gonçalo de Lagos.

Às actividades temáticas, enquadradas no âmbito do II Festival dos Descobrimentos, a decorrer até 14 de Novembro, juntam-se as iniciativas de cariz institucional, protocolar, desportivo e recreativo.

Destaque para uma visita às obras de construção da pista de atletismo, no Estádio Municipal, que será baptizada com o nome do atleta lacobrigense Carlos Cabral, internacional que durante vários anos representou o Sporting Clube de Portugal.

A inauguração da Escola EB1+JI da Ameijeira e a sessão solene, que integra a atribuição de insígnias a funcionários municipais, compõem o programa, ao qual assistirá o presidente do Conselho Municipal do Cabo Bojador, Abdelaziz Abba.

Abba encontra-se em Lagos a convite da autarquia, "tendo em conta a amizade que se tem vindo a desenvolver entre os dois municípios baseada no passado histórico de ambos", disse o presidente da Câmara de Lagos, Júlio Barroso.

Sugerir correcção
Comentar