Vasco Pulido Valente troca o "Diário de Notícias" pelo PÚBLICO

Foto

Vasco Pulido Valente, até domingo colunista do "Diário de Notícias", vai passar a escrever no PÚBLICO. As suas crónicas sairão com um formato semelhante ao que tinham naquele diário, e aos mesmos dias da semana - sextas-feiras, sábados e domingos.

À questão sobre se a sua mudança estava de algum modo relacionada com a turbulência que tem assolado os cargos executivos da Lusomundo Media, Vasco Pulido Valente disse apenas: "Saio porque prefiro o PÚBLICO."

A Lusomundo Media é "sub-holding" da Portugal Telecom que controla os seus negócios de comunicação social, onde estão títulos (além do "DN") como o "Jornal de Notícias", "24 Horas" e "Tal & Qual", além da rádio TSF. Nas últimas semanas sucederam-se as notícias de mudanças nas suas estruturas de topo, tendo o seu administrador executivo, Henrique Granadeiro, sido substituído (a poucos meses do fim do seu mandato) por Luís Delgado, que transitou de administrador-delegado da agência Lusa. Simultaneamente, Mário Betencourt Resendes (ex-director do "Diário de Notícias") foi nomeado para os órgãos sociais da Lusomundo, ficando a seu cargo com o pelouro editorial, enquanto Delgado ficou com o de gestão.

Têm também corrido insistentes rumores sobre a substituição do actual director do "Diário de Notícias", Fernando Lima, nomeado há cerca de um ano no meio de forte polémica por ter transitado (com poucas semanas de intervalo) de assessor do então ministro dos Negócios Estrangeiros do Governo de Durão Barroso, Martins da Cruz. Clara Ferreira Alves, actualmente a dirigir a Casa Fernando Pessoa (cargo para que foi nomeada por Pedro Santana Lopes quando este foi presidente da Câmara de Lisboa), é dada no meio como a próxima directora do "Diário de Notícias".

"O Vasco Pulido Valente foi uma mais-valia inestimável durante vários anos nas páginas do 'Diário de Notícias'. Foi com pena que fui confrontado com a decisão que tomou", disse por seu lado Mário Betencourt Resendes ao PÚBLICO. E acrescentou que tem "a expectativa de que o 'DN' consiga a breve prazo reunir as condições necessárias ao recrutamento ou valorização de outras opiniões de referência que possam colmatar essa perda".

Sugerir correcção
Comentar