Grande Área Metropolitana de Viseu nasce hoje

Foto
Fernando Ruas foi um dos mentores da GAM PÚBLICO

Dezassete municípios do distrito de Viseu e quatro do distrito da Guarda ficam a partir de hoje unidos numa Grande Área Metropolitana (GAM), a única do país exclusivamente do interior.

A escritura pública de constituição da GAM de Viseu é assinada hoje à tarde, numa cerimónia presidida pelo ministro das Cidades, Administração Local, Habitação e Desenvolvimento Regional, José Luís Arnaut.

Além de 17 dos 24 concelhos do distrito de Viseu, a estrutura englobará os municípios vizinhos de Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia e Seia. De fora ficam Lamego, S. João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar, que escolheram a Comunidade Urbana do Douro, Mortágua, que optou pela GAM de Coimbra, e Resende e Cinfães, que decidiram integrar a Comunidade Urbana do Tâmega, mas viram o seu pedido recusado.

O processo de constituição da GAM deu os primeiros passos no início do ano passado, liderado pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que prevê que esta esteja a funcionar até ao final do ano.

O autarca social-democrata já fez saber que, enquanto for presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, não será candidato à presidência da GAM de Viseu, por considerar que os dois cargos "não são cumuláveis".

Sugerir correcção
Comentar