Jogos Olímpicos: a recuperação americana ao quarto dia

Foto
Longe do recorde de Sptiz, Phelps pode ainda assumir-se como a estrela da natação nestes jogos Mark Baker/AP

Depois de um início aquém das expectativas, os EUA redimiram-se no quarto dia dos Jogos Olímpicos, em especial na natação, com Michael Phelps a assumir-se como o atleta mais medalhado até ao momento em Atenas. A China, apesar de continuar a dominar o “ranking” das medalhas, não venceu hoje qualquer final.

Depois de ontem ter sido terceiro na mais aguardada das finais de natação destas olimpíadas, Phelps mostrou hoje porque é considerado o nadador do momento, ao vencer duas provas no espaço de uma hora.

O jovem norte-americano bateu a concorrência na final dos 200m mariposa, distância de que é recordista mundial, fixando um novo máximo olímpico (1m54,01s).

Mas as grandes emoções estavam reservadas para a terceira final da tarde, na prova dos 4x200m livres, com a equipa norte-americana a querer redimir-se da má prestação no domingo passado na distância dos 4x100m livres, em que não foi além do terceiro lugar.

Phelps, que assumiu a primeira estafeta, terminou os primeiros 200m com uma vantagem de mais de um segundo sobre o australiano Grant Hackett, mas os “aussies” guardaram para o final o seu trunfo – Ian Thorpe. Em 50 metros, o torpedo australiano conseguiu anular a vantagem dos norte-americanos, acabando por ceder apenas na última piscina e terminando a 13 centésimas de segundo de Klete Keller.

Quando estão decorridos quatro dos oito dias de prova, o jovem prodígio de Baltimore é o atleta mais premiado em Atenas, somando três medalhas de ouro (400m estilos, 200m mariposa e 4x200m livres) e duas de bronze (4x100m livres e 200m livres), apesar de ter perdido já a oportunidade de igualar o recorde de vitórias estabelecido por Mark Spitz em 1972. Thorpe, que ontem venceu a disputada final dos 200m livres, colecciona duas medalhas de ouro (400m e 200m livres) e uma de prata.

Nas outras duas finais da tarde, as vitórias foram a romena Camelia Potec (200m livres) e para a ucraniana Yana Klochkova (200m estilos), que revalidou o título alcançado em Sydney, tornando-se na primeira nadadora da história a vencer a mesma prova em dois jogos olímpicos seguidos.

A outra medalha de ouro do dia para os norte-americanos foi conquistada na esgrima, com Mariel Zagunis a bater a chinesa Tan Xue na prova de sabre individual, enquanto a também norte-americana Sada Jacobson alcançou o terceiro lugar do pódio.

Na outra final do dia, na prova de espada individual, o suíço Marcel Fischer conquistou a primeira medalha de ouro para o seu país nestes Jogos Olímpicos, um feito de que também se pode orgulhar Ahmed Almaktoum, dos Emirados Árabes Unidos, vencedor da final de duplo fosso masculino, na modalidade de tiro. A prata foi para o indiano Rajyavardhan Rathore, que certamente entrará para a história do seu país, já que conquistou a primeira medalha olímpica individual de sempre para a Índia.

Na ginástica, a Roménia revalidou o título olímpico feminino por equipas, deixando para trás a selecção dos EUA, que já ontem conquistara a prata na prova masculina (vencida pelo Japão), e a da Rússia.

A China, que não venceu nenhuma das finais disputadas hoje, continua a liderar o “ranking” das medalhas, somando 18 distinções, dez das quais de ouro. Os EUA, fruto das boas prestações do dia, são agora segundos, com um total de 19 medalhas, seis das quais de ouro (tantas quando as conquistadas pela Austrália e Japão).

Para a delegação portuguesa, o dia fica dividido entre a desilusão no judo – onde Nuno Delgado foi eliminado logo no primeiro combate – e os bons resultados na natação, com Luís Monteiro a bater o recorde nacional dos 200m livres nas eliminatórias da estafeta 4x200m livres e Raquel Felgueiras a igualar a sua melhor marca pessoal nos 200m mariposa.

Medalhas hoje atribuídas no quarto dia dos Jogos Olímpicos de Atenas2004, que se disputam na capital grega entre 13 e 29 de Agosto:Esgrima

- Sabre individual, feminino:


Ouro: Mariel Zagunis, EUA


Prata: Tan Xue, Chn


Bronze: Sada Jacobson, EUA


- Espada individual, masculino:Ouro: Marcel Fischer, Sui
Prata: Wang Lei, Chn
Bronze: Pavel Kolobkov, Rus

Ginástica Artística

- Concurso por equipas, feminino:


Ouro: Roménia


Prata: Estados Unidos


Bronze: Rússia


Judo

- menos 63 kg, feminino:


Ouro: Ayumi Tanimoto, Jap


Prata: Claudia Heill, Aut


Bronze: Urska Zolnir, Slo


Bronze: Driulys González Morales, Cub


- menos 81 kg, masculino:Ouro: Ilias Iliadis, Gre
Prata: Roman Gontyuk, Ucr
Bronze: Dmitri Nossov, Rus
Bronze: Flávio Canto, Bra

Natação

- 200 metros livres, feminino:


Ouro: Camelia Potec, Rom


Prata: Federica Pellegrini, Ita


Bronze: Solenne Figues, Fra


- 200 metros estilos, feminino:Ouro: Yana Klochkova, Ucr
Prata: Amanda Beard, EUA
Bronze: Kirsty Coventry, Zim

- 200 metros mariposa, masculino:Ouro: Michael Phelps, EUA
Prata: Takashi Yamamoto, Jap
Bronze: Stephen Parry, G-B

- 4x200 metros livres, masculino:Ouro: Estados Unidos
Prata: Austrália
Bronze: Itália

Tiro

- Pistola a 50 metros, masculino:


Ouro: Mikhail Nestruev, Rus


Prata: Jin Jong-oh, Cor


Bronze: Kim Jong-su, Crn


- Fosso duplo, masculino:Ouro: Ahmed Almaktoum, EAU
Prata: Rajyavardhan Rathore, Ind
Bronze: Wang Zheng, Chn

Sugerir correcção
Comentar