Esgrima: João Gomes vai defrontar Tamer Mohamed Tahoun

Foto
João Gomes considera-se apto para entrar em acção Peter Kneffel/EPA

O egípcio Tamer Mohamed Tahoun vai ser o adversário de João Gomes no quadro de 32 da competição de florete masculino dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, ditou hoje o sorteio.

Apesar de só ter conhecido o seu adversário no início da tarde de hoje, João Gomes, de 29 anos, já sabia que o mesmo sairia de entre apenas dois nomes, Tahoun ou o inglês Richard Kruse, dados os condicionalismos do sorteio, impostos pelo próprio "ranking" de cada atleta.

Durante uma sessão com a imprensa, realizada na Casa de Portugal, em Atenas, João Gomes não adiantou muito sobre o seu oponente, 23º classificado do quadro da competição, revelando apenas que o conhece bem e que será uma tarefa muito complicada.

"O adversário é difícil e será certamente uma tarefa complicada. No entanto, também tenho as minhas armas e o que é preciso é estar bem no dia da prova", revelou João Gomes, que ainda evitou defrontar Kruse, um atleta que eliminou o atirador português nos últimos Mundiais.

Para o dia da prova, João Gomes destacou que um dos factores que mais pesa é a concentração, uma vez que "há muita ansiedade e é muito difícil libertá-la", porque "o medo de não estar bem pesa muito".

"Fisicamente estão todos bem e tecnicamente são todos bons, ou não estariam aqui. Deste modo, quem se libertar melhor da ansiedade e estiver mais concentrado é quem tem mais hipóteses de vencer", sublinhou o atirador da Escola Desportiva de Viana.

João Gomes confessou estar também ansioso pelo início da prova, apesar de já ter vivido estas emoções há quatro anos, nos Jogos de Sydney, na Austrália.

"A ansiedade aumenta todos os dias um pouco, mas isso até é bom. Não é um sentimento novo, pois há o nervosismo habitual das grandes competições, mas esta prova é especial e tem um grande peso nas nossas carreiras", explicou João Gomes.

Ostentando um 12º lugar obtido em Sydney, João Gomes revelou-se tranquilo a poucos dias do início da competição, mas ansioso por competir.

Antigo número dois do "ranking" mundial, classificação obtida em 1998, João Gomes considera-se apto para entrar em acção, tendo ainda oportunidade sábado e domingo para relaxar, dias em que não serão realizados treinos de esgrima.

"Tudo está feito. Os treinos que tenho efectuado agora servem apenas para manter o ritmo competitivo, apurar um pouco mais a técnica, mas, acima de tudo, o importante é o ritmo", confidenciou o atleta português.

Em relação ao complexo onde vai decorrer a prova de esgrima, o Helliniko Olympic Hall, com capacidade para cinco mil pessoas, João Gomes não o conhece, uma vez que não foram permitidos treinos no local.

"Ao pavilhão ainda não fui, uma vez que não deixam treinar lá, mas vamos visitá-lo sábado. Acho que as condições não serão muito diferentes do local de treinos, pelo que não me preocupa muito. Quero apenas estar bem", referiu.

O 12º lugar obtido em Sydney há quatro anos impõe a João Gomes outras responsabilidades e o atirador não se furta, assegurando que o seu objectivo é fazer melhor.

"Os objectivos têm vindo a evoluir. Primeiro queria apenas estar aqui, depois criei outros e agora, tendo em conta o 12º posto de Sydney, não fazia sentido apontar para uma prestação igual ou inferior. Gostava muito de estar na final de oito", afirmou João Gomes.

O floretista português classificou o seu objectivo de arrojado, "mas esta é também uma prova muito especial e por isso é muito bom ter esse objectivo".

Mesmo tendo em conta a qualidade de todos os adversários, João Gomes confidenciou ter usado uma das muitas artimanhas que os atletas utilizam para poder evitar oponentes complicados, ou que tenham formas de jogar que não lhes agradem.

"Fiz um esforço por falhar uma prova da Taça do Mundo para poder baixar para 10º do 'ranking' e assim evitar defrontar o chinês (Haibin Wang), que tem uma forma de jogar muito rápida e uma técnica apuradíssima, o que não me agradava muito", explicou João Gomes, justificando assim a ausência na prova da Taça do Mundo disputada no Irão, onde ia defender o título.

João Gomes entra em acção na próxima segunda-feira (16 Agosto), às 10h30 locais (08h30 de Lisboa), numa competição que ficará resolvida logo no próprio dia, com a final prevista para as 19h55 (17h55).

Sugerir correcção
Comentar