Fernando Meira, Boa Morte e Ronaldo convocados para os Jogos Olímpicos

Foto
O jovem avançado do Manchester United viu realizado o seu desejo DR

O seleccionador José Romão divulgou hoje os 18 convocados para o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos de Atenas 2004, onde as principais surpresas são as chamadas de Fernando Meira e Luís Boa Morte. Cristiano Ronaldo viu realizado o seu desejo de jogar no torneio olímpico e Ricardo Quaresma ficou de fora por estar em fase de recuperação de uma lesão que sofreu ainda ao serviço do FC Barcelona.

O defesa-central Fernando Meira, o médio Frechaut e o avançado Luís Boa Morte são os três jogadores com mais de 23 anos permitidos pelo regulamento convocados para integrar a selecção nacional no torneio de futebol dos Jogos Olímpicos, que se realizam no próximo mês.

Na lista divulgada, realce ainda para as inclusões de quatro jogadores que estiveram integrados na equipa nacional que participou no Euro 2004: o guarda-redes do Benfica Moreira, o avançado do FC Porto Hélder Postiga, o avançado do Manchester United Cristiano Ronaldo e o médio Tiago, ex-Benfica e que já se vinculou ao Chelsea (Inglaterra).

Além dos 18 jogadores convocados, outros quatro ficaram na condição de reserva: os sportinguistas António Pimparel (Beto) e Custódio, o leiriense João Paulo e o portista Hugo Almeida.

Romão diz que chamou os melhores

O seleccionador português de sub-21, José Romão, garantiu ter convocado para o torneio olímpico de Atenas os "melhores futebolistas", mas lembrou que "a responsabilidade do futebol conseguir uma medalha é tanta como a de outras modalidades".

José Romão considerou que as recentes declarações de Vicente Moura, presidente do Comité Olímpico de Portugal, sobre a possibilidade de Portugal alcançar uma medalha no futebol, têm "duas dimensões": provam um "reconhecimento da qualidade dos jogadores", mas também podem servir para aliviar "a pressão relativamente às outras disciplinas".

"É claro que o que todos queremos é trazer para Portugal o maior número de medalhas possível", frisou. O técnico nacional considerou que Portugal "está inserido num grupo que à primeira vista parece fácil", mas lembrou o exemplo da Grécia, que, à partida, "era vista como uma das equipas mais fáceis do Euro 2004".

José Romão afastou a ideia das chamadas de Meira, Frechaut e Boa Morte serem uma "recompensa" pelo facto dos futebolistas não terem sido chamados à selecção AA.

"Os atletas com mais de 23 anos chamados ao abrigo do regulamento olímpico são de alta qualidade, têm experiência internacional e o imenso desejo de servir Portugal", disse.

Baía chegou a estar na lista

O técnico nacional admitiu que o guarda-redes Vítor Baía chegou a integrar uma lista provisória de futebolistas que poderiam vir a ser chamados para o torneio olímpico.

"Em Abril tivemos que enviar uma lista alargada de atletas que poderiam estar nos Jogos Olímpicos e decidimos incluir nessa lista todos os jogadores que participaram nas campanhas para o Euro 2004 e para o Campeonato da Europa de sub-21", explicou.

O guardião do FC Porto nunca foi chamado por Luiz Felipe Scolari, mas representou a selecção nacional após o Mundial de 2002, sob o comando de Agostinho Oliveira.

Romão deixou ainda uma palavra de apreço "a todos os jogadores que não foram convocados" e agradeceu "a disponibilidade, empenho e compreensão" aos clubes que cederão os seus jogadores à selecção olímpica.

Os comandados de Romão estagiam, entre os dias 1 e 7 do próximo mês, no Sul do país, defrontando o Paraguai a 4, num jogo de preparação no Estádio Algarve. A selecção portuguesa integra o Grupo D, juntamente com as suas congéneres do Iraque, Costa Rica e Marrocos.

Lista dos 18 convocados:

Boavista: Frechaut.Belenenses: Lourenço.
Estugarda: Fernando Meira.
FC Porto: Bosingwa, Bruno Alves, Bruno Vale, Hélder Postiga, Raul Meireles e Ricardo Costa.
Fulham: Boa Morte.
Gil Vicente: Jorge Ribeiro.
Manchester United: Cristiano Ronaldo.
Newcastle: Hugo Viana.
Benfica: Moreira.
Chelsea: Tiago.
Sporting: Carlos Martins, Danny e Mário Sérgio.

Reserva:

Sporting: António Pimparel (Beto) e Custódio.


UD Leiria: João Paulo.


FC Porto: Hugo Almeida.


Sugerir correcção
Comentar