Departamento da Diocese de Beja recebe Medalha de Mérito Cultural

O ministro da Cultura, Pedro Roseta, entregou a Medalha de Mérito Cultural ao Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja pelo trabalho de conservação e restauro do património do Baixo Alentejo.

Ao agraciar o Departamento do Património Histórico e Artístico de Beja, que completa 20 anos, o ministro da Cultura pretendeu reconhecer o "inestimável trabalho desenvolvido na área de conservação e do restauro do património móvel e imóvel do Baixo Alentejo", segundo adiantou à Lusa fonte do ministério.

A Medalha de Mérito Cultural vem juntar-se à Medalha de Mérito Municipal - Grau Prata, atribuída pela Câmara de Beja, e aos dois louvores públicos da Santa Sé, em 1999 e 2000.

O departamento foi criado em 1984 por decreto episcopal do bispo bejense Manuel Franco Falcão, tendo desempenhado um papel "fundamental", segundo a mesma fonte, na inventariação dos bens culturais da diocese e na divulgação junto das diferentes comunidades, acções que levaram à criação da rede diocesana de museus que engloba várias unidades de exposição e integra o Plano Operacional de Cultura.

Por outro lado, o departamento tem delineado um programa de exposições temporárias desde 1990, de que faz parte a exposição "As Formas do Espírito - Arte Sacra da Diocese de Beja", em exibição na Galeria D. Luís, em Lisboa, até Dezembro.

Nesta área, a exposição "Entre o Céu e a Terra - Arte Sacra da Diocese de Beja", patente entre 1989 e 1999 na Pousada de São Francisco (Beja), e entre 2000 e 2001 no Panteão Nacional (Lisboa), mereceu o Prémio Professor Reynaldo dos Santos para a melhor exposição temporária e o Prémio da Associação Portuguesa de Museologia. As exposições têm-se realizado também no estrangeiro, nomeadamente, na Alemanha e em Itália.

Sugerir correcção
Comentar