SIC Sempre Gold pode dar lugar a canal de comédia no cabo

Foto
O gabinete de audiências da PT Conteúdos monitoriza hora a hora as audiências nos canais por cabo DR

A PT Conteúdos está a negociar a transformação do canal temático no cabo SIC Sempre Gold em SIC Comédia, com o objectivo de permitir a oferta aos assinantes de séries estrangeiras de comédia e da produção da SIC nessa área.

Esta solução teria a vantagem de "libertar" para o futuro canal RTP Memória, ainda em negociação com a estação pública, um espaço na TV Cabo para a reposição de êxitos antigos da televisão pública portuguesa, à semelhança do que foi pensado quando do lançamento do SIC Sempre Gold.

"Há espaço para mais humor no cabo", disse ao PÚBLICO o presidente da PT Conteúdos, José Briosa e Gala, citando os resultados dos estudos feitos no gabinete de audiências da empresa. A PT Conteúdos, que tem a seu cargo a gestão dos conteúdos multimedia da Portugal Telecom (PT), designadamente na área de televisão por subscrição e Internet de banda larga, optou por "deixar de lado a passividade do receptor" e começou a "acompanhar os produtores dos conteúdos" fornecidos à TV Cabo.

Conforme explicou o gestor, o gabinete de audiências da PT Conteúdos monitoriza "hora a hora" as audiências nos canais por cabo e gera um conjunto de informação que pode ser usado para "melhorar os conteúdos" dos produtores que fornecem para a TV Cabo, designadamente em termos de formatos e de horários de exibição. Essa política aplica-se também aos produtores de conteúdos dos canais estrangeiros.

A negociação em curso com a SIC foi anteriormente feita com o canal infantil de origem espanhola Panda que, por sugestão da PT Conteúdos, não só aumentou o número de programas falados em português como ajustou alguns dos seus formatos a novos horários considerados mais adequados para o seu público-alvo, que são as crianças e jovens dos quatro aos 14 anos.

O canal Panda subiu entretanto para a segunda posição dos mais vistos da TV Cabo, logo a seguir à SIC Notícias e antes do canal de filmes Hollywood ( também em reavaliação pela PT Conteúdos), com um "share" de três por cento e uma média de 18 mil espectadores, de acordo com os dados fornecidos ao PÚBLICO por Maria João Martins, consultora da PT Conteúdos. A partir de Outubro, o Panda deverá começar a transmitir mais alguma produção nacional, essencialmente concursos e "talk-shows".

"Não queremos ocupar o lugar dos produtores de conteúdos, apenas evitar repetições nos conteúdos temáticos e valorizar a grelha de canais da TV Cabo", disse ainda José Briosa e Gala.

Sugerir correcção
Comentar