Tribunal absolve agente da PSP acusado de homicídio de jovem da Bela Vista

Foto
O agente era acusado de ter atingido mortalmente o jovem com vários tiros de uma arma antimotim Inácio Rosa/Lusa

O Tribunal de Setúbal absolveu hoje o agente da PSP acusado do homicídio de um jovem, de 24 anos, no bairro Bela Vista, considerando também improcedente o pedido de indemnização apresentado pela família da vítima.

O agente Mário Machado era acusado de ter atingido mortalmente o jovem Manuel Pereira com vários tiros de uma arma anti-motim (shot-gun) no dia 20 de Junho de 2002, quando tentava pôr cobro a incidentes entre outros dois jovens, um deles munido de uma arma branca.

O jovem Manuel Pereira foi baleado quando se dirigiu aos agentes da PSP que, pouco antes, já tinham efectuado vários disparos sobre um outro jovem envolvido nos incidentes.

As testemunhas de defesa alegaram que o jovem estava desarmado e que se dirigiu às forças de segurança a apelar à calma, mas a defesa sustenta que este tinha uma garrafa partida nas mãos.

Durante o julgamento, o arguido alegou que desconhecia a perigosidade das espingardas "shot-gun" e que ficou "atónito com o desfecho do disparo". Os argumentos do arguido foram corroborados em Tribunal pelo director nacional de Polícia, Mário Morgado, que salientou que à data dos acontecimentos, as espingardas "shot-gun" eram consideradas "armas não letais".

O Ministério Público e o advogado da família, José Maria Martins, já anunciaram que vão recorrer da absolvição para o Tribunal da Relação de Évora.

Sugerir correcção
Comentar