Morreu a crítica musical Maria Helena de Freitas

Maria de Freitas Barreiro, crítica musical que durante cerca de quatro décadas assinou artigos com o pseudónimo de Maria Helena de Freitas, morreu ontem aos 91 anos.

João Pereira Bastos, director da Antena 2, salienta o papel desempenhado pela crítica em prol da música, ao realizar programas radiofónicos como O Canto e os seus Intérpretes e Ópera Comentada. Recentemente, Maria Helena de Freitas, que também assinou artigos com o pseudónimo de Mário Heitor, era consultora da RDP.

Para João Pereira Bastos, com o seu desaparecimento Portugal perde uma pessoa com "uma comunicabilidade aberta a todo o tipo de colóquios" que está em vias de extinção e de que um dos últimos representantes é o maestro António Vitorino de Almeida.

"Foi uma das últimas pessoas verdadeiramente interessada que, ao falar de música, prendia as pessoas", acrescentou João Pereira Bastos. O Director da Antena 2 salientou que na casa da falecida, em Paço de Arcos, ficou "um espólio absolutamente inacreditável", que inclui manuscritos de algumas obras de João Freitas Branco.

Em sua homenagem, e precisamente daqui a um mês, a Antena 2 volta a transmitir um programa da série O Canto e os seus Intérpretes, com uma entrevista de João Pereira Bastos a Maria Helena de Freitas, transmitido quando ela completou 90 anos e em que a entrevistada revelava uma "enorme lucidez".

Sugerir correcção
Comentar