Braga e Faro ligadas por comboios Alfa e Inter-cidades a partir de Maio

Foto
O ministro Carmona Rodrigues foi recebido em Guimarães com protestos Estela Silva/Lusa

O ministro das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Carmona Rodrigues, anunciou hoje que a partir de Maio as cidades de Braga e de Faro ficarão ligadas pelos comboios Alfa e Inter-cidades.

"Com a conclusão da modernização da Linha do Minho será possível viajar de Braga ao Algarve em comboios modernos", afirmou o governante, citado pela Lusa.
O ministro falava em Guimarães, durante uma sessão promovida pelas empresas CP e Refer - Rede Ferroviária Nacional, na qual foram inauguradas a nova Linha de Guimarães e a estação de comboios da cidade, que teve um investimento de 162 milhões de euros.

O ministro Carmona Rodrigues e o presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães, foram recebidos com protestos contra a mudança de nome da estação de Negrelos.

Carmona Rodrigues adiantou que, além da linha férrea até Braga, estão em vias de conclusão vários outros troços de via férrea em Aveiro e noutras zonas do país.
"Mantendo nos próximos anos o ritmo de investimento que vem sendo feito no transporte ferroviário, será possível avançar com o comboio de alta velocidade", disse.

O ministro vincou que o Governo pretende desenvolver o uso do comboio para o transporte de mercadorias, já que apenas um por cento da carga movimentada em Portugal viaja anualmente por via férrea.

Carmona Rodrigues disse também que o Executivo pretende "incentivar os cidadãos a deixarem o transporte individual para usarem o comboio".

O ministro disse igualmente que nos próximos cinco anos serão suprimidas mil passagens de nível e sublinhou ainda que o projecto de modernização do ramal de Braga da Linha do Minho, a inaugurar dentro de um mês, eliminou todas as passagens existentes.

Segundo o assessor de imprensa da CP Valdemar Abreu o equipamento que hoje começou a circular na Linha de Guimarães "é novo e encontra-se ao nível do melhor que existe na Europa".

A nova oferta inclui 21 ligações entre Guimarães-Porto-Guimarães, representando um ganho de tempo médio de 30 minutos relativamente ao percurso efectuado anteriormente em linha estreita.

Agora, com via larga, o trajecto Guimarães/Porto-Campanhã demora 65 minutos. Todas as ligações terão paragens em Porto-Campanhã, Rio Tinto, Águas Santas, Ermesinde, Travagem, S. Frutuoso, S. Romão, Trofa, Lousado, Santo Tirso, Caniços, Vila das Aves, Giesteira, Lordelo, Vizela, Covas e Guimarães.

Sugerir correcção
Comentar