Câmara confirma que Estádio D. Afonso Henriques é do Vitória Guimarães

Foto
Estádio D. Afonso Henriques Hugo Delgado

O presidente da Câmara Municipal de Guimarães confirmou hoje, na comissão parlamentar de Acompanhamento do Euro2004, que o Estádio D. Afonso Henriques pertence ao Vitória de Guimarães e que a candidatura a fundos comunitários não beneficiou a edilidade.

Rejeitando qualquer responsabilidade em eventuais irregularidades na candidatura camarária a fundos comunitários de apoio, António Magalhães referiu que a propriedade do estádio "nunca esteve em causa, sendo sem sombra de dúvidas pertença do Vitória de Guimarães".

"Em todos os documentos oficiais a câmara aparece como promotora da obra e o Vitória como proprietário", afirmou perante os deputados da comissão de acompanhamento do Euro, reiterando que o pagamento da verba em causa (quatro milhões de euros) estava salvaguardada pelo contrato-programa assinado com o Estado, que se comprometeu ao pagamento de 25 por cento de cada estádio do Euro2004.

"A câmara não tinha nenhuma vantagem em apresentar a candidatura a fundos comunitários, mas recebeu indicações governamentais para não sobrecarregar o Orçamento de Estado", esclareceu o autarca socialista, lembrando que a edilidade assumiu o pagamento de 75 por cento das verbais totais, cerca de 30 milhões de euros.

António Magalhães revelou ainda que, a pedido da Procuradoria-Geral da República, a câmara recebeu a visita da Polícia Judiciária, para além da Inspecção-Geral das Finanças e do Tribunal de Contas.

Sugerir correcção
Comentar