Perfil de Teresa Gouveia

A nova ministra dos Negócios Estrangeiros, Teresa Gouveia, volta a integrar um elenco ministerial na sequência de uma polémica em torno do seu antecessor, à semelhança do que já em 1993 acontecera, quando foi chamada para o lugar de Carlos Borrego.

Teresa Gouveia, que substitui António Martins da Cruz, afastado pelo alegado favorecimento da sua filha no acesso à universidade, ocupou em 1993 a pasta do Ambiente depois de o titular, Carlos Borrego, ter apresentado demissão na sequência de uma anedota contada em público e que suscitou a indignação em meios sociais e políticos.

Maria Teresa Pinto Basto Gouveia, 57 anos, ocupa actualmente a presidência da Fundação de Serralves, para a qual foi nomeada em substituição de João Marques Pinto em Janeiro de 2001, a tempo da abertura oficial do "Porto Capital da Cultura 2001".

Em paralelo, representa o governo português no Grupo de Reflexão encabeçado pelo ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso para a reforma da comunidade ibero-americana. Nesta qualidade participou na reunião de chefes das diplomacias ibero-americanos do passado dia 01 de Outubro no Estoril.

Conhecida desde sempre por Teresa Patrício Gouveia, irmã de António Patrício Gouveia, chefe de gabinete de Sá Carneiro, o seu percurso político é marcado pela discrição e reserva da vida privada. Deputada social-democrata desde 1987, foi sucessivamente eleita pelos círculos de Lisboa (1987-95), Beja (1995-99) e Porto (desde 1999).

Nesta qualidade, durante a legislatura de 1995-99, integrou a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, tendo na actual legislatura assumido a vice-presidência da comissão de Assuntos Europeus e Política Externa. Integra ainda a comissão parlamentar de Defesa.

Sob os governos de Aníbal Cavaco Silva, Teresa Gouveia ocupou sucessivamente os cargos de secretária de Estado da Cultura (1985- 1989), secretária de Estado do Ambiente (1991-1993) e ministra do Ambiente (1993-1995).

Antes, dirigira o gabinete das relações internacionais do Ministério da Cultura e Coordenação Científica (1982-1985) e esteve dois anos à frente do gabinete de Relações Culturais Internacionais do Ministério dos Negócios Estrangeiros (1981-82), quando André Gonçalves Pereira era o titular da pasta.

Teresa Gouveia passou também pelo Conselho da Europa, onde desempenhou as funções de vice-presidente e presidente do Comité director de Cooperação Cultural (1984-87).

Nascida em Lisboa a 18 de Julho de 1946, é licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa.

Lusa








Teresa Gouveia é a nova ministra dos Negócios Estrangeiros

Foto
Teresa Gouveia é a primeira mulher a chefiar a diplomacia portuguesa Lusa

Teresa Gouveia é a nova ministra dos Negócios Estrangeiros, substituindo António Martins da Cruz, que ontem pediu a demissão do cargo.

A tomada de posse da nova governante não está ainda marcada, mas poderá realizar-se ainda durante o dia de hoje, adianta a RTP.

A ex-ministra do Ambiente Teresa Gouveia, 57 anos, licenciada em História pela Universidade Clássica de Lisboa, foi escolhida pelo primeiro-ministro, Durão Barroso, para a pasta dos Negócios Estrangeiros, sendo a primeira mulher a chefiar a diplomacia portuguesa.
Nos governos de Cavaco Silva, Teresa Gouveia foi secretária de Estado da Cultura, do Ambiente e chegou a ministra do Ambiente.

Assumiu depois o lugar de deputada na bancada social-democrata na Assembleia da República e actualmente ocupava a presidência da Fundação de Serralves. Foi também porta-voz da Comissão Política Nacional do PSD.

Teresa Gouveia era também, até agora, membro do Conselho Consultivo do jornal PÚBLICO.
A nova ministra dos Negócios Estrangeiros ocupará o cargo na sequência da demissão de ontem de António Martins da Cruz, que abandonou o Governo depois da polémica em torno do alegado favorecimento da sua filha no acesso à universidade, situação que levou igualmente à saída do ministro da Ciência e do Ensino Superior, Pedro Lynce.

Sugerir correcção
Comentar