Girl Power

François Ozon é um caso estranho. Se a sua capacidade de trabalho - os filmes sucedem-se a uma velocidade impressionante (só para se ter uma ideia, este ano terminou "Swimming Pool", ainda inédito entre nós, e já está a rodar o sucessor, "5x2"...) - é deveras surpreendente, a versatilidade que demonstra não o será menos. Desde a longa-metragem de estreia, "Sitcom" (1998), o realizador tem-se passeado, durante uma ainda curta carreira, pelos mais diversos géneros e estilos, tornando a sua catalogação um exercício de considerável dificuldade. Tanto é capaz de, num momento, assumir sem complexos a leveza (por exemplo, "Sitcom"), como de, logo a seguir, se deixar tolher pela gravidade ("Sob a Areia", de 2000).

"Oito Mulheres" (2002), a sua quinta longa-metragem e um divertimento puro, cai com facilidade no primeiro campo. O filme acaba por resultar na concretização de um capricho (ou tentativa de proeza?) de Ozon: juntar, no mesmo "plateau", uma série de estrelas do cinema francês - da veterana Danielle Darrieux às novatas Ludivine Sagnier e Virginie Ledoyen, passando por Catherine Deneuve, Fanny Ardant, Isabelle Huppert ou Emmanuelle Béart - e esperar que a mistura explosiva dos egos das vedetas não descambasse em catástrofe. Em seguida, embrulhou-as em guarda-roupas vistosos, envoltas pelo "technicolor" espampanante do melodrama clássico americano, e fechou-as dentro de uma casa, com o cadáver de um homem, faca espetada nas costas, num dos quartos. A pergunta inevitável: qual delas matou?

"Fiz este filme para meu prazer"

Por aqui se percebe logo que "Oito Mulheres", adaptação de uma peça de "boulevard" de Robert Thomas, não é apenas um divertimento. O filme é antes uma brincadeira cinéfila que, à memória da Hollywood dos anos 40/50 e dos universos cinematográficos a que estão associadas as actrizes escolhidas - por exemplo, Ophüls (Darrieux), Resnais (Ardant), Truffaut (Deneuve e Ardant), Chabrol (Huppert), Demy (Darrieux e Deneuve), Sautet (Béart) ou Godard (Huppert) -, junta também o "quem matou" à Agatha Christie. Se tivermos ainda em conta que, para compor o ramalhete, Ozon deixa pairar, ao lado das outras estrelas, o fantasma (através de uma fotografia) de Romy Schneider - "a minha actriz favorita quando era miúdo", disse o realizador em tempos -, e as põe a todas a cantar e dançar as suas melodias preferidas da "chanson française" - de Dalida a Françoise Hardy, passando por Sylvie Vartan -, percebe-se facilmente a confissão do jovem prodígio francês: "Fiz este filme para meu prazer".

No entanto, o filme consegue afastar as sombras nefastas da "private joke", pois não será necessário ser-se cinéfilo inveterado para se poder desfrutar dele com enorme prazer. Ou seja, o que Ozon tem para oferecer não se esgota na mera citação pela citação. A inteligência que por aqui passa está bem à vista desde o primeiro momento.

O genérico explicita imediatamente algumas das matrizes confessas: o brilho dos cristais do lustre com que abre remete para as pedras preciosas do início de "Imitação da Vida" (1959), de Douglas Sirk, e a associação de cada uma das intérpretes a uma flor (e todas de cor diferente) convoca o clássico de George Cukor, "As Mulheres" (1939), em que essa correspondência se fazia através de diversos animais.

Logo a seguir, o primeiro "travelling" mostra-nos uma casa circundada pela neve (que não vai deixar nunca de cair), ao lado da qual surge um dócil veado, numa alusão transparente ao final de outro melodrama de Sirk, "O Que O Céu Permite" (1956).

Em seguida, quando entramos na casa onde toda a acção se vai desenrolar e vamos sendo apresentados às personagens, apercebemo-nos da exuberância cromática do vestuário e adereços, sinal óbvio de que o que vem a seguir se desenrolará nos terrenos do "kitsch" e "camp" (vem-nos à cabeça o rosa choque das letras do genérico e, acima de tudo, "Sitcom", que não era senão uma homenagem ao "Papa do mau gosto", John Waters).

Ozon, "cineasta das mulheres"?

Tudo isto não passaria de engenhosa cinefilia se estas referências não servissem também para introduzir, de forma clara mas subtil, os temas do artifício e fingimento, que dominarão todo o filme. É de teatralidade (em vários sentidos) que se fala aqui e não é por acaso que, num assumir das suas origens enquanto peça de teatro, "Oito Mulheres" termina com as actrizes voltadas para a câmara (para nós?) de mãos dadas, como se estivessem num palco, prestes a fazer a vénia ao público.

"Enquanto homem, é mais fácil identificarmo-nos com o sexo oposto, contarmo-nos através das mulheres", disse Ozon, a propósito do elenco (quase) exclusivamente feminino. Então (e recordando as referências convocadas, não só Cukor e Sirk, como também Fassbinder, discípulo do segundo, ou Almodóvar), podemos perguntar: François Ozon, "cineasta das mulheres"? Apenas no sentido em que elas, de facto, têm estado no centro do seu cinema.

Mas se o fascínio é indisfarçável, a misoginia também, algo que em "Oito Mulheres" é mais uma vez confirmado: aqui, as mulheres passam o tempo a mentir, a trapacear e a acusarem-se umas às outras do assassinato do "único homem da casa" (de resto, a ausência do homem, de um modo ou outro, é um tema central na obra de Ozon), à medida que o rol dos seus segredos (uns maiores, outros nem tanto) se vai desvelando, graças a uma série de reviravoltas (é o elemento policial da questão).

Se é um facto que para o realizador elas são mais fortes do que eles, a verdade é que, e para dar apenas três exemplos, a avó alcoólica de Darrieux e a quarentona metediça e neurasténica de Huppert ou a criada ridiculamente "vamp" de Béart não são propriamente personagens-modelo (a sátira social também passa por aqui e nem a burguesia, nem o proletariado, saem incólumes). E não será por acaso que a única a escapar ao olhar impiedoso do realizador seja a "bebé" Ludivine Sagnier, inocente e pura, rapariga ainda a caminho de se tornar mulher...

Ozon tem sido descrito como "perverso" e, de facto, não será difícil imaginar o prazer que terá sentido ao colocar as suas divas a humilharem-se, a morderem-se, a puxarem os cabelos e a atirarem-se umas às outras (a "pièce de résistance" é mesmo a "luta de gatas" entre Deneuve e Ardant, que termina num longo beijo entre as duas...).

Mas esse lado de "provocação" não é tudo, pois há que contar ainda com a atmosfera de sensualidade ofegante que se desprende de todo o filme, as actrizes em estado de graça, a elegância do humor e a destreza com que Ozon trabalha o "huis clos". É na capacidade de reunir todos estes elementos (à partida) díspares num tom coerente que reside o charme de "Oito Mulheres", objecto inclassificável que, apesar de não ser o melhor Ozon, é pelo menos um dos mais divertidos.

Sugerir correcção
Comentar