Jorge Sampaio reitera apoio à adesão da Turquia à União Europeia

Foto
Sampaio diz que o diferendo não é religioso mas apenas de critérios económicos EPA

O Presidente da República manifestou hoje o seu apoio à adesão da Turquia à União Europeia, argumentando que "a Europa não é nem deve ser um clube de cristãos".

Para concretizar esse objectivo, Jorge Sampaio exortou o seu homólogo turco a encetar um processo longo e complexo de reformas e a cumprir os critérios exigidos por Bruxelas.

"Estou certo de que, nesse processo vasto e complexo [a negociação para a entrada na União Europeia], os nossos amigos turcos sentirão o apoio de Portugal", disse Jorge Sampaio numa declaração conjunta com o Presidente da Turquia, Ahmet Sezer, no primeiro de quatro dias de visita àquele país.

Jorge Sampaio confessou a um jornal local que "a Europa será mais forte com a Turquia", o que contraria a ideia dominante que levou à não inclusão da Turquia no próximo processo de alargamento, que se irá concretizar daqui a menos de um ano e que irá permitir a entrada de dez novos Estados.

"A Europa não é nem deve ser um clube de cristãos", frisou o Presidente da República na entrevista, defendendo que a entrada da Turquia na União depende unicamente do cumprimento dos critérios políticos e económicos fixados na Cimeira de Copenhaga e não das preferências religiosas do povo.

O Presidente da República alertou a Turquia a resolver o diferendo sobre Chipre (a Turquia ocupou o norte da ilha em 1974) o mais depressa possível e a aprovar e aplicar a legislação relativa à defesa dos direitos do homem.

A visita de Jorge Sampaio vai servir para abrir o caminho para o diálogo bilateral sobre o terrorismo, o combate à imigração ilegal, ao tráfico de droga e ao crime organizado.

Sugerir correcção
Comentar