MTV Portugal começou emissão às 00h00

Foto
O canal quer dar um "banho" de música aos portugueses Rui Gaudêncio/PÚBLICO

A MTV Portugal está desde as 00h00 de hoje a emitir na televisão por cabo e serviço digital. Os menos atentos podem não identificar de imediato o canal, pois as diferenças em relação à emissão da MTV Europa, que até ontem chegava aos espectadores, são mínimas em termos de apresentação.

Mas a passagem mais frequente de vídeos portugueses e a identificação da "Semana da Música" lembram que Portugal se juntou ao grupo de países europeus com emissão própria do canal de música mais conhecido do mundo.

Um concerto do grupo português Blind Zero, previamente gravado, assinalou o início da emissão para Portugal, esta noite no MTV Live. O canal promete uma "portugalização dos conteúdos", mas gradual. Isto porque, para já, só há portugueses atrás das câmaras. Não estão na grelha caras nem programas em português, mas é uma equipa portuguesa que prepara a programação e a imagem do canal.

Outra diferença a assinalar em relação à MTV Europa a que ontem o país disse adeus é a legendagem dos programas. Estes, contudo, não serão tantos como dantes. Desapareceram séries como The Osbournes, o "reality show" sobre a vida familiar do músico Ozzy Osbourne; ou Jackass, um programa de "nonsense" apresentado por Johnny Knoxville. Na apresentação do canal, esta semana, o director-geral da MTV Europa do Sul, Antonio Campo Dall'Orto, defendeu que o canal quer "consolidar a sua imagem de forte ligação à música", por isso, nos próximos meses vai dar um "banho" de música aos portugueses.

Está prevista a emissão de vídeos e concertos de cantores e bandas como os Blind Zero, David Fonseca, Blasted Mechanism, The Gift, entre outros.

A MTV conta com um valor de "share" de 0,6 por cento. O canal musical mais visto é o Sol Música, com 0,8 por cento de "share". O MTV Portugal é o 11º canal europeu da estação, depois do Reino Unido e Irlanda, Itália, Rússia, Espanha, Alemanha, França, Holanda, Polónia, Roménia e um para os países nórdicos.

Sugerir correcção
Comentar