José Carreras doutorado "honoris causa" em Coimbra

Foto
Carrera (à dta.) foi distinguido pelo trabalho que tem desenvolvido na Fundação para a Luta contra a Leucemia com o seu nome Paulo Novais/Lusa

O tenor espanhol José Carreras foi hoje doutorado "honoris causa" pela Universidade de Coimbra (UC), uma distinção que considerou ser um "grande estímulo" pessoal e profissional para prosseguir a sua luta contra a leucemia, da qual foi vítima.

Proposto pela Faculdade de Medicina da UC (FMUC), o doutoramento de José Carreras pretendeu reconhecer o apoio que o tenor espanhol tem prestado à investigação médica no campo da oncologia, nomeadamente através da Fundação José Carreras para a Luta contra a Leucemia.

O professor catedrático Carlos Oliveira, padrinho do tenor espanhol na cerimónia de hoje, apresentou o futuro doutor, que recebeu as insígnias doutorais (borla e capelo) das mãos de Cunha Vaz, presidente do Conselho Directivo da FMUC.

Questionado pelos jornalistas sobre a importância da distinção, José Carreras considerou-a um "grande estímulo" para continuar a iniciativa de luta contra uma doença de que foi vítima e da qual recuperou há alguns anos.

O tenor espanhol enalteceu a importância da música, a sua actividade profissional, na "cura da alma", como a da ciência "na cura do corpo". "Não é uma frase nova, mas é uma frase certa. A ciência cura, sem dúvida, o corpo; a arte em geral e a música em particular curam, sem dúvida, a alma", disse José Carreras.

O cantor, que hoje à noite se apresenta em concerto no Paço das Escolas da UC, acompanhado pelo Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra, manifestou ainda o desejo de voltar a Portugal "brevemente e com mais assiduidade". "Esta noite vou ter a sorte de poder cantar em Coimbra nesta magnífica praça da universidade, e espero estar à altura do que o público espera de mim", acrescentou.

Sugerir correcção
Comentar