Gouveia: deficientes vão dispor de Centro de Equitação para terapia

O primeiro Centro de Equitação para Deficientes no distrito da Guarda vai ser criado em Gouveia, para apoio aos utentes da Associação de Beneficência Popular (ABPG).

Com vista à criação do centro vai ser estabelecido um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal, a ABPG, o Centro Hípico de Gouveia e a Guarda Nacional Republicana, em cujo picadeiro decorrerão as sessões de hipoterapia.
A ABPG é uma instituição particular de solidariedade social que se dedica ao apoio ao deficiente, com reabilitação e fisioterapia, a cursos de formação profissional que abrangem cem utentes também deficientes, possuindo ainda um centro de actividades ocupacionais que dá apoio diário a 50 utentes com deficiências mais profundas, não passíveis de entrarem no mercado de trabalho.

A instituição integra ainda um lar residencial para deficientes, com capacidades para 80 pessoas, e um lar de apoio para deficientes que funciona de segunda a sexta-feira.

No sector do apoio à infância, a ABPG envolve creche e Jardim de Infância e centro de Actividades de Tempos Livres e, para a terceira idade, Lares de Idosos em Gouveia, Cativelos e Rio Torto.

O acordo para a criação do Centro de Equitação para Deficientes é assinado na próxima segunda-feira, estando prevista a presença do secretário de Estado do Trabalho, Pais Antunes.

Sugerir correcção
Comentar