Vila Nova de Paiva mais perto do Sátão e de Viseu com a abertura de novo troço da EN 329

Vila Nova de Paiva fica a partir de sábado mais perto do Sátão e, consequentemente, de Viseu, com a abertura de um novo troço da EN 329, considerado um elemento catalizador de investimentos para o concelho.

Dada a importância que tem para o concelho, uma vez que permite poupar 10 a 11 minutos na deslocação para o Sátão, esta é já conhecida como "a obra do século", disse à Lusa o presidente da autarquia, Carlos Pires.

Até agora, para se deslocarem de Vila Nova de Paiva até à capital de distrito, os condutores tinham de seguir a sinuosa EN 323 até apanharem a EN 229.

O autarca frisou que, há poucos anos atrás, o concelho de Vila Nova de Paiva estava "completamente encravado e isolado, não tinha qualquer acessibilidade", o que impedia o seu desenvolvimento.

A construção do troço da EN 329 a Norte, até S. João de Tarouca, aberto ao tráfico em Agosto de 2000, e as expectativas de alargamento para o Sul, que agora se concretizam, vieram alterar essa situação.

"Hoje, Vila Nova de Paiva começa a afirmar-se como um concelho dinâmico, com indústrias a instalarem-se. Isto não é por acaso, mas porque se gerou a consciência de que ia ter estas infra-estruturas, a par do plano de desenvolvimento do concelho, como é lógico", afirmou, acrescentando que, se por si só uma estrada não desenvolve um concelho, acaba por dar "um grande empurrão".

O novo troço da EN 329 foi adjudicado em Junho de 2000, estando praticamente concluído há já cerca de quatro meses, quando apenas faltava colocar o tapete e fazer as pinturas. No entanto, o mau tempo que se fez sentir permitiu que esse trabalhos fossem concluídos apenas recentemente.

O troço de 11 quilómetros, que liga Vila Nova de Paiva ao Sátão, fazendo aí ligação à EN 229, custou cerca de 20 milhões de euros, incluindo expropriações.

Sugerir correcção
Comentar