Oeiras entrega últimas casas do PER

Oeiras torna-se hoje o primeiro concelho do país a concluir o Plano Especial de Realojamento (PER), com a entrega das últimas casas a 182 famílias da região.

A Câmara de Oeiras entrega hoje as chaves das casas a 182 famílias que residiam na Pedreira dos Húngaros e que têm agora uma nova morada, no Pátio dos Cavaleiros, no Alto do Montijo (Outorela-Portela).

Durante os dez anos em que vigorou o programa, a autarquia construiu, ao abrigo do PER, cerca de cinco mil fogos para 15 mil pessoas, que se juntaram às mil casas que o município tinha anteriormente distribuído para realojamento. O custo do PER ascendeu a cerca de 150 milhões de euros (30 milhões de contos), dos quais 60 milhões foram suportados pela administração central.

A cerimónia de entrega das chaves conta com a presença do primeiro-ministro, Durão Barroso, do secretário de Estado das Obras Públicas Vieira de Castro e da presidente da Câmara de Oeiras, Teresa Zambujo. Entretanto em Lisboa, e praticamente ao mesmo tempo, o presidente da Câmara municipal de Lisboa, Pedro Santana Lopes, faz a entrega de 14 casas reconstruídas pela autarquia. Esta cerimónia vai decorrer na Sala Ogival do castelo de S. Jorge.

Sugerir correcção
Comentar