Câmara de Sesimbra promove debate público sobre reordenamento da marginal

A Câmara de Sesimbra promove sexta-feira, no Auditório Conde Ferreira, um debate público sobre o estudo preliminar de reordenamento da marginal da vila que pretende devolver aos peões a zona entre a fortaleza e a rocha do Caneiro.

A autarquia quer conhecer a opinião dos munícipes sobre o projecto elaborado pelos arquitectos Barreiros Ferreira e França Dória, que prevê a sobre-elevação do pavimento da marginal e zonas de esplanadas até à praça da Califórnia, onde deverá nascer um passadiço que se vai estender até ao futuro molhe do Caneiro, a construir para fazer a retenção de areias.

Para devolver a marginal aos peões, a autarquia pretende eliminar o estacionamento no local, oferecendo como contrapartida 350 novos lugares a nascente da vila, no empreendimento Mar da Califórnia, em fase de construção, e mais 400 lugares no lado poente, junto ao Hotel do Mar.

O presidente da Câmara de Sesimbra, Amadeu Penim, disse que "no troço entre a fortaleza e a rocha do Caneiro, o projecto de reordenamento da marginal prevê a restrição do trânsito automóvel a moradores, abastecimentos e situações de emergência".

Amadeu Penim disse ainda que o debate público deverá incidir fundamentalmente no conjunto de intervenções previstas na primeira fase do projecto, até porque a câmara gostaria de aproveitar o início das obras de substituição das condutas e dos interceptores de saneamento básico da marginal, para avançar desde já com as obras de sobre-elevação do piso.

O projecto de reordenamento da marginal de Sesimbra prevê mais duas fases de intervenção, seguindo o objectivo estratégico de aumentar o espaço disponível para os peões, mas proporcionando simultaneamente alternativas de estacionamento e de circulação para os automobilistas.

Na segunda fase do projecto está prevista a requalificação do troço da marginal compreendido entre o Largo da Marinha e o morro do Macorrilho, com a construção de passadiços entre os morros do Macorrilho e de Alcatraz.

A terceira fase prevê a requalificação da zona envolvente da Doca de Sesimbra, onde deverá terminar a nova variante, de forma a transformar uma zona menos apetecida pela população num novo pólo de atracção da vila de Sesimbra.

Sugerir correcção
Comentar