Sudoeste: de amanhã a domingo na Zambujeira do Mar

Foto
Alanis Morissette é um dos nomes do cartaz DR

Arranca amanhã (1 de Agosto) a sexta edição do Festival Sudoeste, que se prolonga até ao próximo domingo (4). O cenário volta a ser a Herdade da Casa Branca, na Zambujeira do Mar, que todos leva ao litoral alentejano uma gigantesca romaria de vários milhares de pessoas. As actracções de 2002 incluem nomes como Chemical Brothers, Air, Alanis Morissette, Peter Murphy, Muse e Cure.

Este ano, o festival absorveu a quinta-feira – tradicionalmente reservada à festa de recepção ao campista – e transformou-a em mais um dia de concertos. O palco principal (ou palco Sagres) abre as hostilidades nesse dia às 22h00, com as actuações dos Belle & Sebastian, Rinôçerôse e Beta Band.

Nos dia seguintes, o espectáculo no grande palco arranca mais cedo, sempre pelas 20h00. No dia 2, tocam Rodrigo Leão, Thievery Corporation, Black Rebel Motorcycle Club, Air e os muito aguardados Chemical Brothers.

Sábado, 3, o cartaz é encabeçado pelo inglês Peter Murphy (esse mesmo, o dos Bauhaus). Mas antes, é altura para apreciar a música de André Indiana, Charlie Brown, Orishas e Alanis Morissette.

Para o último dia (domingo, 4) estão reservados os concertos de Plastica, Blasted Mechanism, The Electric Soft Parade e Muse. O encerramento do festival estará a cargo dos britânicos Cure, senhores de um culto que certamente não deixará de se fazer sentir na Zambujeira.

Mas a música, como de costume, não fica por aqui. Quem quiser dar uma espreitadela aos valores nacionais em ascendência, só tem que se deslocar ao Palco Blitz/SIC Radical, por onde passarão, a partir do meio da tarde, nomes como Fat Freddy, Micro e Fonzie (dia 2); Teresa Gabriel, Tendrills e Bizarra Locomotiva (dia 3); e By Pass, Mesa e Zed Is A Neonlight (dia 4).
Como alternativa, há ainda os sons do palco Planeta Sudoeste, onde há lugar para os Gomo, Zöe (no lugar dos Cornelius, cuja actuação foi cancelada) e Joseph Arthur, para além da presença dos DJ’s Luis Leite, Paul Oakenfold, Hernan Cattaneo e Rui Vargas.

A descontracção faz-se, como é habitual, na tenda Chill Out, onde serão destiladas, pela noite dentro, as batidas dos DJ’s da Rádio Oxigénio.

Convém ainda sublinha a existência, na área de campismo, do palco Optimus, à disposição dos projectos que quiserem mostrar publicamente o seu talento. As inscrições podem ser enviadas para palcooptimus.sudoeste@clix.pt).

O bilhete para um dia custa 30 euros, enquanto o passaporte de acesso a todos os dias do festival fica em 45 euros. Mais informações no site sudoeste.clix.pt.

Sugerir correcção
Comentar