Segundo maior centro comercial do país abre em Setembro

Foto
Promotores do Almada Fórum garantem que será inaugurado com todos os acessos e condições de segurança PÚBLICO

O Almada Fórum, o segundo maior centro comercial do país, vai abrir ao público a 17 de Setembro. O empreendimento conjunto da Multi Development International e do grupo Auchan representa um investimento de 250 milhões de euros e vai modificar grande parte do concelho de Almada, pois são ali esperados, só no primeiro ano, cerca de 20 milhões de visitantes.

O centro comercial terá três pisos, por onde serão distribuídas 254 lojas, muitas delas resultantes de "franchisings" de marcas nacionais e internacionais. Quinze a 20 lojas serão de comerciantes locais, já estabelecidos na baixa de Almada, mas que decidiram abrir um segundo estabelecimento.

O centro comercial terá 35 restaurantes, 12 salas de cinema e uma área de lazer com cerca de mil metros quadrados. O parque de estacionamento tem capacidade para cinco mil automóveis distribuídos por dois pisos.

Zonas características de Almada, como o Largo da Aldeia serão recriadas no novo espaço comercial que está a ser construído junto à auto-estrada do sul e perto de pequenas localidades como Alto do Ìndio- cujos moradores já sentem na pele os incómodos das inúmeras obras que ali decorrem.

Nas imediações podem ainda encontrar-se pequenas hortas. Mesmo assim, disse o director da MDC, Benno van Veggel, "não foi necessário fazer quaisquer expropriações pois neste terreno não existia nada".

A área de construção é de cerca de 110 mil metros quadrados e confina a norte com uma parcela integrada na Reserva Agrícola Nacional com a qual os responsáveis pelo projecto garantem "não haver qualquer colisão".

A abertura chegou a estar prevista para Abril deste ano, mas de acordo com Benno van Veggel, "é preferível abrir em Setembro para dar garantias a todos de que o Almada Fórum abrirá com todas as condições". "Achamos que está tudo em ordem. A obra vai acabar em Agosto e depois vamos limpar tudo para estar tudo pronto na data de abertura", assegurou aquele responsável.

Os acessos, as infra-estruturas de apoio, as condições para os visitantes e para os lojistas, deverão estar em condições no dia 17 de Setembro, prevêm os responsáveis pelo projecto.

Recentemente, os Bombeiros de Almada manifestaram apreensão pelo que estava a ser feito no sentido de garantir a segurança do equipamento, uma vez que ainda não tinham conhecimento do plano de emergência interno.

Matias Lopes, responsável pelo sector da segurança do Almada Fórum, disse que o referido plano já foi apresentado à Inspecção Nacional de Bombeiros e que em breve será também às corporações de bombeiros locais. "Serão feitos testes de situações críticas e exercício internos com os lojistas para garantir que tudo está em ordem", prometeu Matias Lopes.

Os números

Visitantes: 20 milhões


lojas: 254

cinemas: 12

reastaurantes: 35

estacionamento: 5000

Sugerir correcção
Comentar