Começa hoje o Ano Internacional Gaudí

Foto
A Sagrada Família foi declarada património da humanidade em 1986 DR

Assinala-se hoje o primeiro dia do Ano Internacional Gaudí 2002. Quando se cumprem 150 anos do nascimento do arquitecto catalão, Barcelona presta-lhe homenagem com diversas exposições, conferências, seminários e espectáculos destinados a mostrar ao público a vida e obra de um génio.

Foram precisos cerca de dois anos de trabalho para pôr de pé quase uma centena de actividades de homenagem ao arquitecto da Sagrada Familia, considerada a obra mais emblemática de Antoni Gaudí - ainda inacabada -, declarada património da humanidade pela UNESCO, em 1986.

La Pedrera, a casa Batlló e o Palácio Güell são outras das construções que tornaram o arquitecto famoso, pelas suas formas arredondadas e inovadoras. "São exemplos de como construiu o seu mundo mágico e mítico, no orgânico e na natureza face à geometria clássica", explicou ao "El Mundo" o comissário do Ano Internacional Gaudí 2002, Daniel Giralt-Miracle.

No seu tempo, porém, "eram poucos os que entendiam a sua obra", explica Giralt-Miracle, "mas não se atreviam a contradizê-lo".

Gaudí nasceu a 25 de Junho do ano de 1852 em Reus, na província de Tarragona. Tendo crescido com inúmeros problemas de saúde, Gaudí obtém, aos 26 anos, o seu título de arquitecto e faz deste facto uma nova etapa da sua vida, transformando Barcelona numa das mais interessantes capitais europeias. Daniel Giralt-Miracle caracteriza-o como "um ser com uma curiosidade infinita". "Gaudí conjuga sempre a inteligência emocional com a racional, e sempre com organização".

Sugerir correcção
Comentar